São Paulo, segunda-feira, 12 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBPC afirma que críticas não são "individuais"

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Ennio Candotti, 61, disse ontem que as críticas que a entidade faz à área de ciência e tecnologia do governo Lula não se restringem ao desempenho de Roberto Amaral no ministério. Ele se diz preocupado com o modo pelo qual as principais autoridades encaram o setor, destacando os cortes orçamentários ordenados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Deixaram-no [o ministro] em dificuldades", disse Candotti. "As questões que levantamos são complexas, não dizem respeito a um ou outro indivíduo, mas sim à política de desenvolvimento da ciência e da tecnologia."
Candotti disse que a comunidade científica ficou "surpresa" com declaração recente do ministro do Planejamento, Guido Mantega. Segundo o cientista, Mantega disse em público desconhecer que os fundos setoriais -onde R$ 800 milhões foram contingenciados no orçamento de 2004, ou 50% do total- eram formados por recursos privados.
"Isso mostrou que, apesar de seis meses de cobranças nossas, a questão nem sequer havia sido discutida com o alto escalão do governo", disse Candotti.
Na última sexta-feira, antes das críticas de Amaral à comunidade científica, a notícia da sua saída foi recebida com irônico otimismo por Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp e membro do conselho editorial da Folha: "Mesmo que seja colocado alguém que não é especialista, pior que esse aí não vai ser. (...) Qualquer mudança agora é para melhor."
Cerqueira Leite não acredita que a saída do ministro, que é do PSB, tenha sido feita para ceder a pasta ao PMDB. "Não foi jogo político, não", afirma. "Nesse caso foi por ineficiência mesmo."
Para Candotti, a troca na chefia do ministério pode propiciar uma evolução. "Acho que teremos um novo ciclo de discussões sobre política de C&T, um que preserve os acertos e corrija os erros." (RUBENS VALENTE e SALVADOR NOGUEIRA)


Texto Anterior: Dança dos ministros: Amaral diz que cai por contrariar interesses
Próximo Texto: Área indígena: OAB-RR pede plebiscito sobre homologação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.