São Paulo, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Plantão médico
José Dirceu, Aldo Rebelo e José Genoino foram ontem à casa de José Sarney, onde estava também Renan Calheiros. Buscavam acalmar o PMDB, insatisfeito com a quantidade de cargos que lhe foram oferecidos e com a demora em recebê-los.

Pomo da discórdia
O estopim da revolta do PMDB foi a escolha de Fernando Bezerra (PTB-RN) para a liderança do governo no Congresso, cobiçada por nada menos que oito peemedebistas preteridos na reforma ministerial.

Lobo mau
Se não for atendido, o PMDB ameaça dar o troco no Congresso e lançando candidatos onde há pré-acordos com o PT. O governo finge acreditar, mas acha que liquida a fatura com mais uns poucos cargos em estatais.

A conferir
O Planalto e a bancada do PT acertaram trégua no ano eleitoral. Em troca de geladeira para projetos como os da autonomia do BC e da reforma trabalhista, parlamentares evitariam críticas públicas ao Executivo.

Celebridade
À medida que se aproxima a campanha eleitoral, assessores de Lula detectam expressivo aumento no número de papagaios-de-pirata ao lado do presidente diante das câmeras.

Socorro atrasado
A Integração Nacional diz que vai liberar os R$ 32 mi para as vítimas da chuva com dinheiro do Orçamento, em vez de medida provisória. Alega não ter usado todo o dinheiro de 2003 porque a distribuição de água por carro-pipa ficou a cargo do Exército.

Mais dois
Os deputados Ciro Nogueira e Paes Landim, do PFL do Piauí, estão de saída para o PTB, assim ingressando na base governista. Em troca, nomearão diretores da estatal de energia do Estado.

Ponto de vista
Causou estranheza no STF o governo ter afirmado que a fixação do teto de R$ 19.115,19 pelo tribunal aumentará o salário de 42 mil servidores. Ministros da Casa entendem que o Executivo não tem obrigação de elevar os vencimentos dos funcionários.

Mais jovem
Prestes a se tornar vice na chapa de Marta Suplicy, Rui Falcão raspou o bigode que usava havia trinta anos. O secretário de Governo cumpriu assim antiga promessa feita à mulher e à filha.

Desidratação
O PSDB sente na carne os efeitos da investida petista sobre o PTB de São Paulo, tradicional força auxiliar dos tucanos no Estado. Já foram desmanchadas alianças em pelo menos seis municípios estratégicos do interior.

Novo round
O gabinete do deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) tornou-se o quartel-general dos cientistas e representantes de empresas que lutam no Congresso por uma legislação menos restritiva aos transgênicos.

Mesma fonte
Empresa que forneceu água impura à Câmara em 2001 ganhou licitação para retomar o abastecimento. A direção da Casa diz que já está analisando a qualidade da água servida.

Oferta recusada
Em campanha salarial, procuradores da Fazenda Nacional ameaçam entrar em greve no dia 18. Rejeitam o reajuste de 5% oferecido pelo governo federal.

Programa de índio
Os governadores Flamarion Portela (RR) e Zeca do PT (MS) irão hoje à Comissão de Defesa Nacional do Senado explicar os problemas com demarcação de terra indígena em seus Estados.

TIROTEIO

Do senador Heráclito Fortes (PFL-PI), sobre o fato de a convocação extraordinária ter servido basicamente para aprovar medidas provisórias:
-O governo tem de dizer o que quer de verdade. Não adianta convocar o Congresso com medida provisória trancando a pauta. Isso nos leva a crer que não há clareza nem transparência na intenção de quem convoca.

CONTRAPONTO

Só falta o dinheiro

No final de 2002, poucos dias antes da posse de Lula na Presidência da República, o petista teve uma reunião com frei Betto e Oded Grajew, dois de seus mais antigos colaboradores.
O presidente eleito os havia incumbido de providências relativas à organização do Fome Zero, concebido para ser o programa social de maior visibilidade da nova administração.
No encontro, o frade dominicano e o empresário prestariam contas do que haviam conseguido fazer até então. Grajew ficara de procurar empresários em busca de colaborações. Frei Betto deveria elaborar um plano de distribuição dos alimentos.
Ao perceber que seu trabalho avançara bem mais que o do colega, a despeito dos esforços do empresário, o frade brincou:
-Eu já convenci os pobres a receber o dinheiro e a comida. Agora, só falta o Oded convencer os ricos a pagar a conta.


Próximo Texto: Ajuste petista: Governo devolve recursos ao combate do trabalho infantil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.