São Paulo, terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

CPI e nada

Na manchete do "Jornal Nacional", "Governo e oposição fecham acordo para criação de CPI", ponto. No "Jornal da Record", "CPI vai investigar gastos com cartões dos governos Lula e Fernando Henrique".
De ambos, avisou o deputado tucano e paulista que sugeriu a CPI, "todos os gastos serão conhecidos, mas não necessariamente checado o que foi gasto pelo presidente e sua família". Nem de Lula nem de FHC.
Ainda à tarde, "Oposição racha", na Folha Online, sobre a desinformada tropa de FHC. "Mas", avisou o Globo Online de pronto, "o acerto deve ser mantido."


Para Jonathan Wheatley, do "Financial Times", é só "outro futebol político" de governo e oposição. Aliás, "podem ter certeza que nada vai sair da investigação".

O ESPECTRO DE 1929
Na manchete do site do "FT", ontem ao longo do dia, os "novos tremores" globais com as perdas da seguradora AIG. No site do "Wall Street Journal", a avaliação da OECD de "enfraquecimento" das sete maiores economias.
Na publicação de esquerda "Brasil de Fato", o jornalista e historiador José Arbex Jr. escreve em análise que "crise estadunidense expõe a olhos nus o frágil edifício sobre o qual se construiu a chamada globalização". No enunciado, em destaque no site, "O espectro de 1929 ronda os EUA".

youtube.com
TALVEZ CEM ANOS
Um "viral" eleitoral se espalhou ontem pelo YouTube, com uma paródia do vídeo "Yes, We Can", de Barack Obama. Agora é uma suposta canção a partir dos discursos de John McCain, mas os trechos destacados trazem sua previsão de "mais guerras", de "bombardear, bombardear o Irã", de manter os soldados no Iraque por "talvez cem anos" etc.


MCCAIN BLOGETTE
De sua parte, a campanha de John McCain também tem seus trunfos on-line. O maior até aqui é o blog de campanha de sua filha, Meghan, 23 anos.
No dizer do "Observer", em perfil, "ela reinventou o blog político, hilariamente". De nome Mccain Blogette, está no ar há três meses com os bastidores que ela presencia.
É um blog de fato, o diário de uma jovem loira que ouve Tupac Shakur e que, ao postar os apoios de Henry Kissinger ou Arnold Schwarzenegger, que chama "The Governator", destaca os sapatos dos dois.

HAVANA VS. MIAMI
Os colunistas Fidel Castro e Andres Oppenheimer, de "Granma" e "Miami Herald", discordam quanto a McCain.
Para o segundo, que cita uma conversa pessoal sem gravação em que o candidato teria se declarado contra os "subsídios agrícolas", ele seria "o melhor -ou o menos pior- para a América Latina".
Já o primeiro, em tom de desafio, afirma que McCain mente ao dizer na biografia que viu torturadores cubanos no Vietnã. Como sempre, ele promete novas colunas sobre "o candidato republicano".

EXXON, PDVSA, PETROBRAS
O "FT" diz que as decisões judiciais em favor da Exxon contra Hugo Chávez, no Reino Unido e Holanda, não têm efeito fora dos dois países e o caso deve se esvaziar logo.
Ao fundo, o "NYT" noticia que a ameaça à Exxon vem de outras partes, PetroChina, Petrobras. E o "Los Angeles Times" rasga elogios para "A busca global da Petrobras pelo poder", com reservas de Tupi à África -e aos EUA.

RAMBO
variety.com

Nos portais daqui, a cobertura do festival de Berlim vinha na torcida por "Tropa de Elite" até se espalhar, do iG ao G1, a crítica postada ontem no "Variety", a maior referência de Hollywood. O capitão Nascimento é comparado a Rambo. A obra é descrita como "filme de recrutamento para criminosos fascistas".
No blog Ilustrada no Cinema, Silvana Arantes postou que, em Berlim, o diretor afirmou em coletiva que o filme não é "radical de direita". Aliás, "quando Scorsese faz "Os Bons Companheiros", ninguém diz que ele é pró-máfia".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Sarkozy e Lula vão discutir imigração ilegal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.