São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa Família é a cara do Nordeste, diz ministra

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Convidada para debater a crise econômica mundial com a bancada do Nordeste no Congresso, a ministra Dilma Rousseff afirmou ontem que governo tem uma política diferenciada para a região onde o presidente Lula é recordista de popularidade. Por mais de uma hora, cerca de cem deputados ouviram a ministra citar mais de uma dezena de indicadores econômicos e sociais que cresceram mais no Nordeste que a média nacional.
"O Bolsa Família tem a cara do Nordeste. A situação melhorou muito na região e as desigualdades diminuíram", disse, lembrando que estão em Estados nordestinos 52% dos beneficiários do Bolsa Família -principal programa social governo federal-, 44% das verbas do Ministério de Desenvolvimento Social e 40% dos atendidos pelo Luz para Todos.
"Esses indicadores refletem uma realidade de politicas públicas gerais. O Nordeste teve uma redução da desigualdade que foi o dobro [do restante do país]", disse Dilma, que é o principal nome do PT para disputar a Presidência em 2010.
O grande desafio de Dilma, se confirmada candidata, será se aproximar dos mesmos índices de aprovação de Lula entre os nordestinos. Entre os brasileiros que moram no Nordeste, o percentual dos que consideram o desempenho do presidente ótimo ou bom chega a 81%, segundo pesquisa Datafolha de dezembro do ano passado.
Ontem, a ministra fez questão de citar também para a bancada nordestina os investimentos na área de infraestrutura para a região. "Nós destinamos um programa bastante desafiador e agressivo no que se refere à infra no Nordeste", disse, elencando ferrovias, estaleiros e gasodutos que estão sendo instalados na região.
(FERNANDA ODILLA)


Texto Anterior: Rumo a 2010: Políticos dizem que vão lançar nome de Aécio
Próximo Texto: Sob pressão, Senado vai controlar hora extra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.