São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Grupos sem terra invadem banco no RS e engenho em PE

DA AGÊNCIA FOLHA

Dois dias após promoverem ações em sete Estados e de invadirem um ministério em Brasília, integrantes de movimentos sem terra voltaram a fazer manifestações pelo país ontem. O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) fez ações em Goiás e Pernambuco, enquanto a Via Campesina invadiu um banco no Rio Grande do Sul.
A ação ocorreu em uma agência do Banco do Brasil em Erechim (362 km de Porto Alegre). Sete integrantes da Via Campesina e do Movimento de Atingidos por Barragem foram presos. Eles impediram por duas horas o atendimento no local. A invasão terminou por volta das 15h30. A Via Campesina diz que 120 pessoas participaram e que o banco foi invadido para cobrar ajuda para pequenos agricultores prejudicados pela estiagem no RS.
Em Pernambuco, cerca de cem famílias do MST invadiram um engenho em São José da Coroa Grande (140 km de Recife). O MST reivindica a área, que fazia parte de uma usina. O Incra diz que a terra não pode virar assentamento por questões ambientais.
Em Goiânia (GO), membros do MST invadiram o prédio do Incra. Eles cobram o assentamento de famílias. Houve protestos também em Alagoas e no Pará.


Texto Anterior: Campo minado: TCU determina bloqueio de bens de líder sem terra
Próximo Texto: Pernambuco: Polícia prende suspeito de participar de chacina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.