São Paulo, quarta-feira, 12 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

500 ANOS
Protesto deve evitar visita de FHC a sítio

da Sucursal de Brasília

Os protestos anunciados para acontecer durante as comemorações dos 500 anos do Brasil, no dia 22 de abril, em Porto Seguro, devem levar o governo a suspender a visita do presidente Fernando Henrique Cardoso ao sítio histórico de Coroa Vermelha, localizado no município de Santa Cruz Cabrália (40 km de Porto Seguro).
De acordo com alguns assessores do Palácio do Planalto, seria melhor cancelar a visita do que fazer um cordão de isolamento, única maneira de manter o presidente seguro, já que o sítio histórico de Coroa Vermelha está localizado em uma área aberta. Essa medida poderia ser interpretada como antipática.
Pelo menos 2.000 índios já confirmaram manifestações de protesto em Porto Seguro. Também são esperados protestos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), da CUT (Central Única de Trabalhadores) e de outras centrais sindicais.
A explicação oficial para o possível cancelamento dessa parte da agenda é que o sítio histórico de Coroa Vermelha não tem relação direta com a data do descobrimento (22 de abril de 1500), mas com a da celebração da primeira missa (26 de abril de 1500).
Além disso, a segurança do presidente seria colocada em risco durante o deslocamento de Porto Seguro para Santa Cruz Cabrália. Existe apenas uma estrada que liga as duas cidades, que poderia ser bloqueada.


Texto Anterior: Lei de licitações tem brechas
Próximo Texto: Congresso: Orçamento deverá ser votado hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.