UOL

São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Brasilianista é referência para a equipe de FHC

DA REDAÇÃO

O americano Albert Fishlow é um dos principais brasilianistas da atualidade. Ao lado de John Williamson, Stanley Fischer e Jeffrey Sachs, faz parte do grupo de autoridades e professores dos Estados Unidos que exerceram influência na formação intelectual de economistas do governo Fernando Henrique Cardoso.
Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Columbia, Fishlow foi professor do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Após o doutorado em economia em Harvard, em 1963, foi professor em Berkeley (1983-94), Yale (1978-83 e 1998-2000) e Princeton (1996).
Foi ainda consultor sênior do Council on Foreign Relations -entidade não-governamental com sede em Nova York que publica a revista "Foreign Affairs" - e assessor do Departamento de Estado norte-americano.
Entre seus livros publicados estão "Macroeconomia da Dívida Externa Brasileira" (Brasiliense, 1988), escrito junto com a economista Eliana Cardoso, "Growing Apart: the Causes and Consequences of Global Inequality" (Council on Foreign Relations, 1999), que organizou com a economista Karen Parker, "United States Foreign Policy and the Third World: Agenda, 1982" (Celestial Arts, 1982) e "United States and the Americas: A Twenty-First Century View" (W.W. Norton & Company, 1999). (LH)


Texto Anterior: Albert Fishlow: Mercados erraram sobre Lula, afirma economista
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.