São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda mídia

@ - Nelson de Sá

Quem decide

No UOL, o Portal Imprensa anuncia que Franklin Martins volta hoje à cena. "Jornal da Band", Band News, rádio Bandeirantes, rádio Band News: ele vai estar em toda parte. Antes, surgiu ontem no Blog do Noblat, no link para um debate. Dele, respondendo a uma pergunta sobre Globo e as eleições:
- Não tenho a menor dúvida de que os acionistas das empresas de mídia preferem o Alckmin.
Dele também, no site Mídia & Política, ligado à UnB:
- A mídia influencia, mas quem decide é o eleitor. Se dependesse da mídia, Lula não estaria liderando. Aliás, não sei nem se teria sido eleito em 2002.
Sobre sua saída, a resposta é "perguntem à Globo".

JAMAIS
Dentre os telejornais, o "Jornal Nacional" não noticiou a videoconferência de Lula com a seleção, na quinta. Sexta, foi manchete:
- Ronaldo se irrita com pergunta do presidente Lula.
O jogador mandou ver, "todo mundo diz que ele bebe".
Mas não, segundo a Globo, Ronaldo "não quis ofender o presidente". Pelo jeito, não bastou e sábado lá estava ele falando "com exclusividade a Fátima Bernardes":
- Eu jamais quis ofender o presidente Lula.
Culpou "os jornalistas".

ÍDOLOS
O esforço concentrado de Ronaldo e Globo chegou à família do atacante.
Seus pais surgiram no treino para "photo-op". E o pai até exagerou, pelo que noticiaram as páginas iniciais do UOL à Globo.com:
- Estava em Munique, não acompanhei o noticiário. Mas o Lula é uma grande personalidade, o admiro muito. Votei e voto de novo nele.
Aliás, garantiu, "o Ronaldo também vota no Lula". E tem mais, "o Lula é um grande presidente". E mais:
- Ele é um ídolo brasileiro.

GOOOOOOAAAALL!!


Acima, o guia da "Wired"; abaixo, um dos sites indicados


O site Medinalia saiu do ar, o Live Footy está sai não sai. Mas a transmissão em "streaming" dos jogos da Copa, pela internet, não pára -e ganhou até manual da "Wired", intitulado "Soccer, anyone?", alguma coisa como "quem quer futebol?". Mas a bíblia da rede avisa:
- As fontes são quase exclusivamente pirateadas por hackers da China e direcionadas por servidores em Israel.
Ou seja, a locução é nas línguas mais indecifráveis:
- Ainda assim, é bastante evidente o que significa "Gooooooaaaall!!"".

Dan Balz - wp.com/Reprodução
kos Markos Moulitsas (à esq., ontem no "Washington Post") foi descrito esta semana na revista "Time", pela também blogueira Ana Marie Cox, como "Kurt Cobain e Che num só"; para seus críticos, ele é apenas "o "nerd" gritando no fundo da classe"


A GRANDE ESPERANÇA
Era mais uma convenção em Las Vegas, nos EUA. Mas estavam lá para a cobertura "Washington Post", "New York Times", até a estrela dos colunistas, Maureen Dowd. Era o YearlyKos, encontro de blogueiros liderado pelo mais influente deles, o ultraliberal Markos Moulitsas, 34, do Daily Kos. E foi um desfile de democratas.
O blog liberal The Huffington Post proclamou, no fim, que "os blogs são o novo "talk radio'". (Foi no rádio, com vozes conservadoras como Rush Limbaugh, que começou a onda que levou os republicanos ao poder.) "WP", "NYT" e outros, pela cobertura, concordam.

Leia as colunas anteriores


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: PSDB troca Alckmin por Geraldo para conquistar indeciso
Próximo Texto: Vandalismo foi premeditado, diz policial atingido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.