São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO CEARÁ
Ex-prefeito mudou-se para o interior do Ceará depois de ter recebido "mensagem de Deus"
Rossi promete combater seca com reza

Jarbas Oliveira/Folha Imagem
O ex-prefeito de Osasco Francisco Rossi, em Jaguaruana (CE)


PAULO MOTA
da Agência Folha, em Jaguaruana (CE)

Com uma bíblia na mão e uma idéia na cabeça, o ex-prefeito de Osasco Francisco Rossi adotou o sertão do Ceará para fazer pregação religiosa, depois da derrota nas últimas eleições para o governo de São Paulo.
Rossi percorre diariamente vilas desérticas a bordo de um carro com ar-condicionado pregando o evangelho e promete acabar com a secular seca na região usando apenas o "poder da oração".
"Vocês vão ver. Daqui a oito meses a seca não vai ser mais problema para o povo dessa comunidade", disse Rossi à Agência Folha, na comunidade de Jurema, em Jaguaruana, situada 183 km a sudeste de Fortaleza. Ele mora ali desde o início do mês passado.
A decisão de morar em Jaguaruana, segundo Rossi, ocorreu depois que ele recebeu uma mensagem de Deus. "Eu assistia TV e vi uma reportagem sobre o sofrimento de vítimas da seca em Jurema. Senti uma emoção forte e entendi aquilo como um apelo de Deus para que eu fizesse alguma coisa em prol dessa comunidade. Isso virou uma idéia fixa na minha cabeça", declarou.
Segundo Rossi, a "mensagem de Deus" teria sido captada também por uma adepta da Igreja Assembléia de Deus, em Jaguaruana. "Ela disse que teve uma visão na qual se afirmava que um irmão grisalho chegaria em breve na cidade", declarou.
As coincidências da fé determinaram até mesmo a forma como Rossi alugou o sobrado de três quartos no qual mora em Jaguaruana. "Eu pedi ao pastor Zacarias, da Assembléia de Deus daqui, para alugar uma casa e de repente apareceu um homem oferecendo este sobrado", afirmou.
Alugado por R$ 400, o sobrado funciona como uma espécie de QG da nova cruzada de Rossi. A comunidade de Jurema -uma vila de 200 habitantes, a seis quilômetros de Jaguaruana- tem sido o centro de sua ação.
Afastado do poder e sem dispor de cargos administrativos, Rossi disse que conta apenas com a "força da oração" para viabilizar seus projetos de combate à seca.
"Uma vez eu li um texto do evangélico norte-americano Domus Shakarian e fiquei convencido de que o poder da oração pode mudar até situações climáticas. Cientistas americanos profetizaram que o Nordeste iria ter cinco anos de seca, mas nós vamos rezar e derrubar essa profecia."
A primeira demonstração do poder da "corrente de oração" comandada por Rossi só poderá ser comprovada dentro de um mês. Foi esse o prazo dado para a construção de um poço artesiano, localizado ao lado da sede da Assembléia de Deus, em Jurema.
"O geólogo que nós contratamos fez um estudo e disse que a água do poço será salgada e não servirá nem para a agricultura. Nós já estamos rezando e temos fé que a água será doce e de boa qualidade", disse Rossi.
O ex-prefeito afirmou que ainda não tem detalhes de como pretende combater a seca em Jurema, mas afirma que a filosofia de sua ação será bíblica. "Vou ensinar a pescar e não dar o peixe."
O peixe a que se refere Rossi pode ser traduzido nos constantes pedidos de pessoas que cruzam com ele na rua e pensam que ainda é deputado federal. "Tem gente que me pede passagem para São Paulo, geladeira, bicicleta e até trocado para uma cachacinha."
Rossi disse que tem planos de montar uma escolinha de alfabetização de adultos, trabalhar como voluntário no hospital da cidade e montar uma espécie de escola agrícola baseada na experiência desenvolvida em Jaborandi, no interior paulista.
O ex-prefeito de Osasco disse que não ainda se preocupou em fazer um orçamento para sua empreitada em Jaguaruana. "Deus vai me mostrando as fontes conforme a necessidade", declarou.
Rossi afirmou que não pretende voltar à política. "Estou pensando em abandonar a política. Atualmente, as questões espirituais me sensibilizam mais. Só volto à política se receber uma mensagem de Deus nesse sentido", declarou.


Texto Anterior: PMDB travará disputa jurídica
Próximo Texto: Renan confirma participação em reunião
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.