São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Escândalo veio à tona durante a gestão Itamar

DA AGÊNCIA FOLHA

O escândalo dos "anões" do Orçamento foi um esquema de pagamento de propinas criado por deputados federais que veio à tona em 1993, a partir de acusações do economista José Carlos Alves dos Santos, então chefe da Comissão do Orçamento do Congresso.
A revelação do caso motivou, durante o governo Itamar Franco (1992-94), a criação da CPI do Orçamento no Congresso para apurar o esquema montado na elaboração do Orçamento Federal.
A CPI apontou que os parlamentares faziam emendas ao Orçamento, remetendo dinheiro para entidades filantrópicas ligadas a parentes e a laranjas (pessoas usadas, muitas vezes sem saber, como agentes de transações irregulares ou fraudulentas, deixando oculta a identidade do verdadeiro autor). Os deputados foram acusados de realizar acertos com empreiteiras para a inclusão de verbas orçamentárias para a realização de obras, em troca do pagamento de propina.
O grupo dos "anões" que comandava o esquema ganhou o apelido em razão da baixa estatura dos parlamentares. Alguns deputados foram cassados e outros renunciaram aos seus mandatos, evitando a cassação.


Texto Anterior: Outro lado: Deputado diz não ter mais vínculo com fundação
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.