São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Deputado diz não ter mais vínculo com fundação

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ITAPIPOCA

"Não só destinei uma emenda neste ano, como também vou colocar uma nova emenda no próximo ano, para terminar a obra e comprar equipamentos", afirmou o deputado Aníbal Ferreira Gomes (PMDB), em entrevista por telefone sobre a destinação de recursos à Fundação Amadeu Filomeno, da qual foi fundador, para a retomada da construção do Hospital Regional de Itapipoca.
O deputado negou que exista irregularidade na aplicação de recursos e disse que o TCU (Tribunal de Contas da União) ainda vai rever as considerações contrárias feitas em 2002.
Ele também afirmou que não tem mais nenhum vínculo com a fundação, o que é confirmado pelo estatuto da entidade, modificado, pela última vez, em setembro de 2003.
Para Aníbal, o fato de a fundação ter sido denunciada na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Orçamento, em 1993, não significa que tenha algo errado. "Só depois de transitado em julgado [quando não há mais possibilidade de recurso] pode-se dizer que é culpado", disse o deputado.
O atual presidente da fundação, José Silveira Ponte, defendeu Aníbal ao ser questionado sobre os possíveis interesses do deputado ao destinar R$ 1,5 milhão para a entidade.
"Ele tem uma grande responsabilidade com a população local, porque é votado na região. Ele sabe do impacto que o hospital trará para a vida dos moradores", disse.
Ponte mostrou certidões negativas para mostrar que não há nada de errado com a ONG. Ele afirmou que uma creche é mantida pela entidade.
Sobre a participação de parentes de Aníbal, ponte disse: "É preciso dar um voto de confiança, porque tenho um nome a zelar e não vou deixar que nada de errado aconteça enquanto eu estiver na presidência".

Outros deputados
Entre os deputados que também destinaram emendas do Orçamento à obra, Inácio Arruda (PC do B) afirmou que, como não há nenhuma restrição do TCU ao projeto, não há problemas. Arruda é candidato à Prefeitura de Fortaleza.
O deputado Ariosto Holanda (PSDB) afirmou que a verba relacionada à sua emenda orçamentária deve ser usada somente para a compra de equipamentos do hospital, não para a obra. Ele disse ainda que não sabia qual seria o gestor. "A fundação é a mesma?", perguntou à reportagem. Holanda disse que levou em conta, ao decidir destinar a verba ao Hospital Regional de Itapipoca, a carência de hospitais na região, onde existem assentamentos.
Os outros três deputados que também destinaram verbas à fundação para o reinicio das obras do hospital, José Gerardo Arruda (PMDB), Roberto Pessoa (PL) e Arnon Bezerra (PTB), também foram procurados pela reportagem, mas não foram encontrados.


Texto Anterior: Eleições 2004/Recursos públicos: Emenda beneficia ONG ligada a deputado
Próximo Texto: Saiba mais: Escândalo veio à tona durante a gestão Itamar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.