São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe econômica também vai subir em palanques

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Nem a equipe econômica irá escapar da temporada de campanha eleitoral aberta ontem após a reunião ministerial com presidente Lula. O clima de engajamento total no projeto de reeleição parece ter feito sucumbir a idéia de deixar os ministros da área econômica o mais distante possível dos palanques e discursos políticos para não correr o risco de eventos eleitorais contaminarem a economia nos próximos meses.
Segundo assessores próximos, Lula havia sido convencido por uma corrente dentro do governo de que a participação na campanha da equipe econômica deveria ser a mínima possível. Isso não impediria, por exemplo, que os ministros comentassem publicamente os indicadores econômicos. Eles, porém, não deveriam se envolver diretamente na campanha.
No entanto, segundo a Folha apurou, o clima ontem na reunião foi de engajamento pleno. O próprio ministro Mantega disse que subiria no palanque do presidente. "Fora do meu horário de trabalho não tem problema algum."
O problema aí é definir qual é o horário de trabalho. O próprio ministro admitiu que trabalha mais de 14 horas por dia. Também, na avaliação de um assessor próximo do presidente, fica difícil dissociar a imagem do ministro da do cabo eleitoral e, no caso da economia, isso pode ser perigoso.
A preocupação com a participação da equipe econômica na campanha foi reforçada nas últimas semana após Mantega ser tachado de cabo eleitoral por causa de duas entrevistas em que divulgou dados sobre investimentos públicos e sobre o mercado de crédito.
O receio de parte do governo é comprometer a credibilidade da equipe econômica e, com isso, a divulgação dos indicadores econômicos, principal bandeira da campanha.


Texto Anterior: Conduta eleitoral
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Burocracia retarda arrecadação de verba para as campanhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.