São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Lula, pacto de não-agressão entre PT e PMDB é fundamental

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Em reunião com a ala governista do PMDB, na noite de anteontem, o presidente Lula disse que um pacto de não-agressão nos Estados onde o partido e o PT forem adversários é fundamental para viabilizar o apoio mútuo das legendas em eventuais segundos turnos, inclusive na disputa presidencial.
Essa conduta, na avaliação do presidente, é necessária para que, caso seja reeleito, o PMDB integre o governo de coalizão. No encontro, na Granja do Torto, 18 diretórios do PMDB declararam apoio formal a Lula, segundo a ala governista.
Para Michel Temer, presidente da sigla e oposicionista, no máximo nove diretórios poderão oferecer palanque a Lula.
Sobre a disputa no Estado de São Paulo, Lula teria dito que a candidatura de Orestes Quércia (PMDB) ao governo foi "muito importante" para tentar levar a eleição para o segundo turno, e sinalizou que quer os dois partidos juntos.
Ontem, os peemedebistas decidiriam os nomes de dois dirigentes que atuarão na campanha de Lula. Entre os cotados estão Jader Barbalho, José Sarney e Eunício Oliveira. Os governistas também nomeariam um peemedebista de cada Estado para atuar na campanha. Haverá um "grupo de palanques", que analisará as agendas de Lula para evitar conflitos.
Em meio a elogios ao governador Roberto Requião (PR), Lula disse não entender o apoio dele a Geraldo Alckmin. Para ilustrar a improbabilidade de acordo com tucanos, ele contou que, ao inaugurar uma penitenciária, Requião teria perguntado onde ficava a cela do senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
O petista também teria reclamado da atitude do PT em Minas, onde teve que "jogar duro" para que o partido aceitasse a candidatura de Newton Cardoso (PMDB) ao Senado. (FERNANDA KRAKOVICS e MALU DELGADO)


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: Burocracia retarda arrecadação de verba para as campanhas
Próximo Texto: Apesar de crise, PT filia cem em festa no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.