São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

À espera da propaganda

Nelson de Sá

Foi no avião, "segundo membros da comitiva", no registro da Globo On Line e de outros sites. Lula comemorou a pesquisa e saiu dizendo:
- Vocês viram a Marta? Que bela manchete.
É só de manchetes assim que o presidente, o mesmo do Conselho Federal de Jornalismo, gosta. Para ele e para outros, má notícia não é notícia.
Manchete feia não pode.
 
O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, em entrevista à rádio CBN, repisou as avaliações que havia feito no dia anterior ao Jornal da Band.
O fato de Marta Suplicy ter sido mais atacada no debate "pode ter levado o eleitor a enxergá-la como mais forte". E, claro, a bela manchete é, ao menos em parte, resultado da "maciça campanha nas ruas".
Mas ele acrescentou:
- A melhora de Marta está relacionada à queda de José Serra, principalmente entre o eleitorado feminino.
Entre as mulheres, Marta subiu 12 pontos, Serra caiu 11.
 
E a petista quer crescer mais em cima do tucano.
Seu site eleitoral, ontem, trombeteava que o candidato teria declarado à mesma rádio CBN que não vai mais construir nenhum CEU.
É o marketing do medo, tão usado por Duda Mendonça em favor de Paulo Maluf, em anos passados. E tão questionado pelos petistas, ano após ano, até elegerem Lula.
 
O novo site do tucano, de sua parte, preferia destacar ontem que a "pesquisa Datafolha/Band revela que Serra é imbatível na disputa pela Prefeitura de São Paulo. No segundo turno, vence Marta por 52% a 38%.
O próprio candidato pouco depois destacava, para a Globo On Line, que continua "com vitória nos simulados para o segundo turno".
Antes, porém, ele vai ter que chegar lá. Sobre horário eleitoral, por exemplo, diz Serra que ele "nem precisa reverter [o quadro revelado no Datafolha], apenas manter".
Manter, no caso, a dianteira sobre Maluf.
 
De volta a Mauro Paulino, do Datafolha, ele sublinhou que o eleitorado está muito "volúvel" e as duas primeiras semanas do horário eleitoral, que começa na terça-feira, são fundamentais para definir o voto.

"YO QUIERO"

Saiu no Jornal Nacional e nos canais de notícias, rádios, sites, mas vale reproduzir a versão da agência cubana Prensa Latina. Lula, em discurso na Bolívia:
- Yo quiero terminar mi vida viendo la América del Sur transformada em una nación sudamericana.
A imagem de Lula ecoa o gesto do chanceler Celso Amorim, dois dias antes, hasteando com seu colega da Argentina a bandeira do Mercosul, na embaixada em Buenos Aires. Dúvida do "Clarín":
- Podem os gestos se traduzir em feitos conjuntos?
E saiu a ironizar que "o próximo passo seria um hino" e "não faltou quem apontasse que o mais difícil seria a criação de uma seleção de futebol". O "Clarín" não sabe, mas Lula já andou sondando Ricardo Teixeira, da CBF.
 
De todo modo, talvez as palavras e gestos possam estar se traduzindo em algo mais concreto a partir de amanhã, com a instalação do Tribunal do Mercosul.
Lula vai. O presidente do Chile, também. Já Néstor Kirchner, segundo um site argentino, só responde hoje.

A mais alta
Nada de manchete feia, quer Lula. O Jornal Nacional, ao que parece, não gostou e saiu com esta, ontem:
- A conta do telefone sobe. A conta de luz sobe. E a inflação de julho é a mais alta dos últimos 15 meses.

Vitória
Mas Lula pode esperar muitas belas manchetes daqui para a frente, com os Jogos Olímpicos de Atenas. Do Jornal da Band, por exemplo:
- Seleção feminina de futebol estréia com vitória.
E do próprio JN:
- Dois dias para a abertura oficial dos Jogos. E o Brasil estréia com vitória.

Bode
Segundo a Globo, "tanto para o governo como para a oposição, a CPI do Banestado se tornou o bode na sala".
Governo, oposição e Alexandre Garcia pensam o mesmo. Dele, na Globo:
- CPI e eleições são uma mistura explosiva.

Tarde demais
Mas o também comentarista Franklin Martins, na Globo, acha que pode ser "tarde demais":
- Será que pessoas fora da CPI, por exemplo, integrantes do Ministério Público, não tiveram acesso à papelada? Quem assegura que os vazamentos não vão continuar?


Texto Anterior: Lula ganha litro de aguardante "mulata pelada"
Próximo Texto: Agenda negativa: Delegados da PF chamam gestão Lula de "tirana"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.