São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGENDA NEGATIVA

Delegados da PF chamam gestão Lula de "tirana"

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A paralisação de 24 horas feita anteontem pela Polícia Federal no Rio Grande do Sul teve apoio da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal por intermédio de uma nota criticando o governo federal, apontando "radicalismo" nas suas relações e o acusando de ignorar a categoria.
A nota cogita a possibilidade de uma "reação mais enérgica" por parte dos policiais em todo o país para combater a "tirania" e a "indiferença". Entre outras medidas, podem estar incluídas novas paralisações. "[O governo] está ignorando uma instituição vital para uma efetiva política de segurança pública. O processo de enfraquecimento e esvaziamento da Polícia Federal virou rotina, até mesmo com usurpação de funções, falta de verba e pagamento de juros de empréstimos de recursos não utilizados", diz a nota.
"Se o próprio governo federal não respeita a Polícia Federal, não serão os bandidos, os corruptos, os quadrilheiros, os expropriadores da nação, os fomentadores da miséria que irão fazê-lo."
A federação continua: "Com indiferença, prepotência, falta de respeito, falta de dignidade e até com certo sarcasmo, os porta-vozes do governo federal não estão reconhecendo o papel das entidades de classe da PF".
Em consonância com os gaúchos, que protestaram contra o que definem como "desrespeito", a nota diz ser a paralisação o começo de uma possível série de mobilizações.
"É apenas o primeiro ato, que poderá se repetir noutros Estados de forma isolada ou em conjunto, contra a tirania oficial. É ela que está empurrando o relacionamento entre a Polícia Federal e o governo federal para o radicalismo", diz a nota.
Procurados pela Agência Folha, o Ministério da Justiça e a Polícia Federal não se manifestaram sobre o assunto.


Texto Anterior: Toda mídia - Nelson de Sá: À espera da propaganda
Próximo Texto: Campo minado: MST invade praças de pedágio no Paraná
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.