São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004/PESQUISA

Aumenta a vantagem de Serra no 2º turno

Tucano está 19 pontos à frente, vencendo a prefeita por 56% a 37%; no levantamento anterior, diferença era de 12 pontos

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, venceria com maior facilidade a candidata à reeleição, Marta Suplicy (PT), se o segundo turno da eleição fosse hoje.
De acordo com a pesquisa Datafolha, Serra teria 56% das intenções de voto, enquanto Marta atingiria 37%. No último levantamento, realizado em 26 de agosto, o tucano tinha 52%, contra 40% da petista.
A diferença registrada nesta pesquisa é de 19 pontos percentuais. Em agosto, era de 12 pontos. Enquanto Serra ganhou a adesão de mais quatro pontos percentuais na intenção de voto no segundo turno, Marta perdeu três.
Os eleitores que disseram que votariam em branco no segundo turno somaram 5%, e os que declararam que ainda não sabem em quem votarão na segunda etapa da eleição atingiram 2%.
O Datafolha demonstra que Serra é o principal beneficiário dos votos dos eleitores de Paulo Maluf (PP) e Luiza Erundina (PSB). De acordo com o levantamento, 73% dos eleitores de Maluf declararam que votariam em Serra no segundo turno.
Entre os eleitores de Erundina, 51% afirmaram que preferem Serra a Marta no segundo turno.
Do espólio eleitoral de Maluf na segunda etapa da eleição, Marta ficaria com 16% e obteria outros 36% de Erundina.

Migração
Para Mauro Paulino, diretor do Datafolha, a migração de votos de Maluf e Erundina para o tucano e para a petista acontece já no primeiro turno. "Muitos não acreditam mais na vitória de seus candidatos e acabam mudando para aqueles que estão na frente."
Ainda de acordo com Paulino, essa situação se dá também no segundo turno, acentuando-se.
Na segunda etapa da eleição, Serra tem mais votos entre os eleitores com nível superior de escolaridade (62%), acima de 41 anos (59%) e com renda familiar acima de dez salários mínimos (62%). Marta obtém melhor resultado entre os eleitores na faixa etária de 26 a 40 anos (41%), com nível médio de escolaridade (39%) e com renda familiar até cinco salários mínimos (39%).

Vitória fácil
Os dois principais candidatos à sucessão paulistana venceriam facilmente qualquer outro concorrente. Se o oponente de Marta no segundo turno fosse Paulo Maluf (PP) a petista teria 59% das intenções de voto, e o candidato do PP, 28%. Se ela disputasse com Luiza Erundina (PSB), venceria por 58% a 26%.
Serra também tem ampla vantagem sobre os outros adversários em um hipotético segundo turno. Contra Maluf, o tucano ganharia de 71% a 18% e, contra Erundina, de 69% a 22%.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Umas crianças, outras crianças
Próximo Texto: Tucano sobe sete pontos e empata com Marta na pesquisa espontânea
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.