São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano sobe sete pontos e empata com Marta na pesquisa espontânea

DA REPORTAGEM LOCAL

Os candidatos José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT) estão empatados na intenção de votos espontânea, embora o tucano tenha crescido sete pontos percentuais nesse tipo de levantamento, e a petista, dois.
Quando perguntados em quem gostariam de votar para prefeito de São Paulo, 27% dos entrevistados responderam espontaneamente que escolheriam Serra, enquanto 26% manifestaram intenção de votar em Marta.
Paulo Maluf (PP) caiu de 11% para 8% nesse tipo de consulta e Luiza Erundina (PSB) oscilou de 3% para 2%.
O voto espontâneo é considerado pelos especialistas como o de maior fidelidade, uma vez que o eleitor está praticamente decidido a optar por determinado candidato sem que ninguém lhe apresente opções.
O Datafolha demonstra, no entanto, que grande parte do eleitorado ainda não tem candidato. De acordo com o instituto, 31% dos 1.725 entrevistados na sexta-feira disseram que não sabem em quem vão votar.
Serra vem crescendo a cada pesquisa na declaração de voto espontânea. Em maio, 10% dos entrevistados disseram que votariam no tucano. Em junho, ele ganhou mais três pontos percentuais. No início de agosto, foi a 15%, e, no dia 26 do mês passado, atingiu 20% das intenções de voto espontâneo.
Marta tinha 13% em maio, 15% em junho, depois subiu mais nove pontos percentuais no início do mês passado e se manteve com o mesmo percentual na pesquisa seguinte.
Entre os eleitores que disseram espontaneamente que pretendem eleger Serra, 37% têm nível superior de escolaridade, e 39%, renda familiar acima de dez salários mínimos. Os eleitores de Marta estão distribuídos praticamente em todos os segmentos, mas predominam entre os que têm nível médio de ensino (27%) e na faixa etária de 26 a 40 anos (30%).
Entre os gêneros, Serra e Marta têm o mesmo percentual de votos entre as mulheres, de 26%, e Serra leva ligeira vantagem entre os homens -28% a 27%. (CG)

Texto Anterior: Eleições 2004/Pesquisa: Aumenta a vantagem de Serra no 2º turno
Próximo Texto: Eleições 2004/Campanha: Campanha em São Paulo registra inflexão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.