São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

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ELEIÇÕES 2004/CAMPANHA

A três semanas do pleito, partido tem utilizado marcas da prefeita de São Paulo para reforçar campanha em outros municípios

PT "exporta" Marta para outras cidades

JULIA DUAILIBI
EDUARDO SCOLESE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A três semanas do pleito municipal, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, candidata à reeleição, tornou-se garota-propaganda do PT, que tem exportado marcas e a imagem da gestão petista para outras cidades do país.
O PT tem estimulado outras candidaturas a pegar uma carona em projetos da prefeita paulistana, mesmo naqueles que são alvos de críticas de especialistas em gestão pública. Os CEUs (Centros Educacionais Unificados) e o Bilhete Único são hoje pontos comuns nos programas de governo de candidatos do PT, ocupando o espaço que nos anos 90 era dominado por experiências como a do Orçamento Participativo.
Candidaturas do PT em cidades como Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e João Pessoa (PB), entre outras, têm se inspirado em propostas do PT paulistano. Em outras cidades, como Natal, a imagem da prefeita deve ser usada para apoiar o candidato local.
"O CEU e o bilhete único são marcas fáceis de serem compradas. É a "pedagogia da fazeção" de Duda Mendonça. Antes era o [Paulo] Maluf [para quem Duda já fez campanha] que fazia. Agora é a Marta. São criados os símbolos e depois o conteúdo [das propostas]", diz o professor de comunicação da USP Gaudêncio Torquato. Na sua avaliação, o PT tem "abusado" da imagem da prefeita Marta Suplicy, principalmente nas cidades menos desenvolvidas. "Ela é o aríete para abrir caminho para outros candidatos."
Consenso no PT, os CEUs e o bilhete único não são unanimidade entre especialistas. Os chamados escolões, com suas piscinas e teatros, são criticados pelos altos custos em um momento em que há déficits escolares. Estima-se que há cerca de 150 mil crianças fora da escola no âmbito municipal. Segundo adversários, com os R$ 17 milhões usados na construção de um CEU poderiam ser abertas três escolas para a mesma quantidade de estudantes.
O bilhete único (com o qual o passageiro pode, por duas horas, fazer as viagens que precisar, pagando o preço de uma passagem) tem recebido altos subsídios da prefeitura. Somente neste ano há cerca de R$ 280 milhões do Orçamento para subsidiar o sistema (também estão contempladas nesse valor as gratuidades).
Em São Bernardo do Campo (SP), onde Lula surgiu politicamente, o candidato a prefeito pelo PT, o deputado federal Vicentinho, adotou em seu programa os CEUs, o bilhete único e os telecentros. "As ações dela têm repercutido muito aqui no ABC [região da Grande são Paulo]. Temos de apresentar essas propostas para a comunidade", diz Vicentinho.
Em Florianópolis, o PT usará o bilhete único com uma nova roupa, a Tarifa Única. Em Campinas, governada atualmente pelo PT, também há proposta nos moldes do programa de transporte paulistano. O candidato petista ao governo do Rio de Janeiro, Jorge Bittar, tem usado os dois carros-chefes da campanha de Marta no programa eleitoral gratuito.
"Sei o quanto o Rio precisa do bilhete único", diz Bittar em vídeo para a TV. O publicitário do petista não é Duda Mendonça, mas Nizan Guanaes, que já trabalhou em várias campanhas do PSDB.


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