São Paulo, sábado, 12 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terror prejudica eleição, diz Marco Aurélio

ROBERTO COSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro Marco Aurélio de Mello, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), disse ontem à Folha que "é preciso afastar o terrorismo financeiro das eleições", em referência indireta à declaração de José Serra (PSDB), segundo a qual o Brasil poderá se transformar em uma Venezuela se o PT vencer as eleições.
A declaração de Marco Aurélio foi feita no início da noite de ontem, pouco antes de ele participar da posse da nova diretoria da Associação Paulista do Ministério Público, no salão nobre da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo).
O presidente do STF disse que ainda antes do primeiro turno havia defendido que o melhor para o país seria que as eleições fossem resolvidas em 6 de outubro. "Não foi uma defesa de um ou outro candidato, mas seria a possibilidade de afastar o terrorismo financeiro de uma vez por todas."
Marco Aurélio disse que os dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições presidenciais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB), conhecem muito bem os problemas do Brasil e nenhum deles levará o país a uma situação semelhante à da Venezuela ou da Argentina.
"Não se pode comparar o Brasil com nenhum outro país. Quem faz isso, faz terrorismo", afirmou Marco Aurélio.
Sobre o fato de o dólar ter sido negociado por até R$ 4 nesta semana, o presidente do STF disse que os especuladores vão se dar mal. "Não quero crer que estejam fazendo isso [a elevação do dólar" propositadamente. Mas se estiverem, será um tiro no pé. Porque alguns poucos estão ganhando e o país inteiro está perdendo", afirmou o ministro Marco Aurélio.
O presidente do STF disse confiar na escolha do futuro presidente da República. "A escolha do povo brasileiro será sábia", disse.
Ele também elogiou a atuação do Ministério Público em todo país e deu ênfase ao combate à corrupção feito pelos promotores que aplicam a Lei de Improbidade Administrativa.


Texto Anterior: PT diz que ataques não colam e Lula manterá 'paz e amor'
Próximo Texto: Funcionários do BC fazem ato contra Armínio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.