UOL

São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Reforma agrária
O PT foi avisado pelo Planalto de que deverá perder três ministérios na reforma da Esplanada do final do ano. Dois serão repassados ao PMDB e um vai para o PTB. Se houver redução no número de pastas, o partido de Lula, que hoje está com 20 ministérios, perderá ainda mais.

Bolsa de apostas
Cinco ministros correm risco de demissão, segundo avaliação do PT: José Graziano (Fome Zero), Benedita da Silva (Assistência Social), Olívio Dutra (Cidades), Guido Mantega (Planejamento) e Cristovam Buarque (Educação). Marina Silva (Meio Ambiente) poderia demitir-se por desavenças com o Planalto.

Feudo menor
O PL também já foi informado de que ficará com um ministério menos expressivo do que o dos Transportes, se Lula decidir substituir Anderson Adauto. A atuação de José Alencar nas interinidades e da bancada do Partido Liberal no Congresso não tem agradado ao Planalto.

Imagem é tudo
Benedita da Silva (Assistência Social), desgastada após a viagem religiosa à Argentina, pagou R$ 1.625,12 nos últimos dois meses para o cinegrafista Ricardo Canário fazer imagens de quatro eventos do ministério.

Não é piada
O Planalto publicou no "Diário Oficial" da União da última terça-feira o manual com as regras para a elaboração do Orçamento de 2004. Detalhe: a proposta orçamentária está no Congresso desde 30 de agosto.

Com o bico de fora
Afastado da política desde a eleição de 2002, o ex-governador Dante de Oliveira (MT) está em campanha para ser o novo secretário-geral do PSDB.

De saída
O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Gil Castelo Branco, deverá ser exonerado nos próximos dias.

Frente ampla
Depois de se reunir com Erundina (PSB) e Maluf (PP), Alckmin (PSDB) convidou Paulinho (PDT), outro pré-candidato a prefeito de SP, para uma conversa nos Bandeirantes. O governador quer isolar Marta (PT).

Em investigação
O Ministério Público Federal investiga suspeita de superfaturamento na construção da sede do Interlegis -órgão do Congresso para a integração informatizada entre todos os Legislativos brasileiros. Sarney já recebeu um ofício com pedidos de informações sobre os gastos.

Não é bem assim
Sarney recusou-se a prestar esclarecimentos ao procurador Luiz Francisco, responsável pela investigação sobre as obras do Interlegis. Como presidente de um Poder, só aceita se reportar ao procurador-geral da República, Cláudio Fontelles.

Jeitinho brasileiro
Rosinha Matheus (PMDB-RJ) impetrou ação no Supremo Tribunal Federal para que gastos com merenda escolar e saneamento básico possam ser contabilizados no percentual de despesas obrigatórias com saúde. A hipótese é vetada por resolução do Conselho Nacional de Saúde.

Outro tratamento
Liminar da Justiça afastou o ex-deputado Natanael Silva do cargo de conselheiro do TCE-RO. O PT local alega que ele não tem dez anos de experiência em gestão pública nem reputação ilibada. Em Brasília, o partido não tem nada contra a indicação para o TCU de Luiz Otávio, investigado por desvio de recurso.

Sem lucro
O deputado Ivan Valente (PT-SP) apresentou projeto proibindo a entrada de capital estrangeiro em instituições privadas de ensino e com fins lucrativos.

TIROTEIO
Do presidente do PDT, Leonel Brizola, sobre Miro Teixeira (Comunicações) continuar no ministério de Lula mesmo após o PDT ter passado para a oposição ao governo:
-Expulsar o Miro para quê? Vou deixar que ele dê sua contribuição pessoal ao governo Lula. Não vou cometer o mesmo erro do PT, que expulsou a Erundina por ter integrado o ministério de Itamar.

CONTRAPONTO

Verde esfumaçado
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) foi escolhido na semana passada para relatar a medida provisória que libera o plantio da soja transgênica.
Desde então, Pimenta vem sendo procurado diariamente por grupos favoráveis e contrários aos transgênicos.
Na última quarta-feira, dois ambientalistas chegaram ao gabinete do parlamentar e começaram a fazer um discurso totalmente contrário à liberação dos transgênicos.
No meio da exposição, soltaram um argumento:
-Há a suspeita de que a soja transgênica possa causar câncer.
Pimenta viu que um dos ambientalistas fumava um cigarro. O outro, um cachimbo.
E foi para o ataque:
-Vocês suspeitam que a soja cause câncer. Mas eu tenho certeza de que fumar provoca câncer. Apaguem essas porcarias se quiserem falar comigo!



Próximo Texto: Rumo a 2004: Reunião mensal com Duda custa R$ 200 mil a prefeitos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.