São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2008

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ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Marta aposta em Lula na volta à TV para reverter desvantagem

Presidente pedirá atenção à "história" dos candidatos; Kassab só reagirá a ataques se pesquisa interna indicar necessidade

Democrata concentrará críticas nas inserções de TV e nos programas de rádio; Marta deve adotar tom mais agressivo em debate hoje

RANIER BRAGON
CATIA SEABRA
EM SÃO PAULO
DA REPORTAGEM LOCAL

Assim como ocorreu no primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser a principal estrela hoje da estréia do programa eleitoral de TV de Marta Suplicy (PT) nesta segunda etapa. Na gravação que fez na última sexta-feira, em São Paulo, Lula afirma que o eleitor tem que "conhecer" a história dos candidatos em quem pretende votar.
O texto faz parte da estratégia da campanha petista de tentar associar Gilberto Kassab (DEM) ao ex-prefeito Celso Pitta (1996-2000) e ao malufismo, tendo em vista a alta rejeição que Paulo Maluf (PP) amarga na cidade de São Paulo.
Marta está atrás de Kassab 17 pontos percentuais, segundo pesquisa do Datafolha.
Diante desse cenário, a intenção do comando de campanha de Kassab é adotar a mesma estratégia do primeiro turno e só reagir se necessário. A mudança de tom só ocorrerá se as pesquisas qualitativas indicarem sua necessidade.
No programa de Marta, Lula dirá que conhece a petista há 30 anos e que ambos têm identidade de projetos.
Nas "inserções" -as propagandas veiculadas nos intervalos comerciais da TV-, as duas campanhas vão veicular críticas às gestões respectivas.
Nas de Kassab, haverá depoimento de agradecimento pela votação obtida no primeiro turno, apresentação do resultado do Datafolha com sua vantagem e com a aprovação recorde de seu governo (61%).
De 11 inserções, 2 serão sobre deficiências do governo Marta. Até sexta-feira, o governador José Serra (PSDB) não tinha gravado sua participação. O programa usará imagens de arquivo do governador tucano ao lado do prefeito.
Outras alfinetadas contra Marta ficarão para o programa do rádio, que apresentará uma nova música: "toque, toque na madeira/ Marta aqui de novo/ nem de brincadeira".
Nas inserções de Marta, haverá exploração de supostas deficiências da atual gestão, tais como o atraso em obras dos CEUs (Centro Educacional Unificado). Segundo petistas, a intenção da campanha é mostrar a diferença entre o "candidato da propaganda" e o "candidato da vida real".
O programa eleitoral vai até o dia 24 e terá, na TV, duas veiculações diárias de 20 minutos cada uma, às 13h e às 20h30.

Debate
Hoje acontece também o primeiro debate do segundo turno, na TV Band, a partir de 20h50.
Atrás nas pesquisas, Marta tende a adotar a estratégia mais agressiva, com críticas à atual gestão. Kassab tentará ignorar os ataques, mas isso dependerá sempre das pesquisas qualitativas, que são feitas por sua equipe inclusive durante o debate.
O primeiro encontro entre Marta e Kassab no segundo turno terá cerca de duas horas de duração, com estimados 80 minutos de enfrentamento direto entre os dois. O programa terá quatro blocos.
Além das perguntas feitas pelos candidatos um ao outro, jornalistas da Band também questionarão Marta e Kassab.
Os dois ainda se enfrentarão em dois outros debates até o dia 26, quando acontece a votação decisiva. No dia 19, na Record, e no dia 24, na Globo.


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