São Paulo, segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Tupi e o mundo

O "Financial Times" abriu o editorial "Lubrificando o petróleo" dizendo que "a descoberta do campo Tupi no Brasil estimula o otimismo quanto ao futuro dos suprimentos", mas com a demanda crescente não tem jeito, "o mundo tem que se acostumar a preços altos", até porque "grandes descobertas se tornam raras".
Em longa reportagem, o "Wall Street Journal" foi pela mesma linha. "Embora bem-vinda, num mundo em que grandes achados são raros, a descoberta não deve afetar o preço." Já sites como Resource Investor saúdam a "nova fronteira do Brasil" e proclamam com esperança que o país é "líder em águas profundas".
E o site de estratégia Strafor destaca os "benefícios do bloco mamute" para Petrobras, com mais reservas que Shell etc., e Brasil, nas relações com China etc.

"SORTUDO"
Após editorial e até coluna saudando os "espasmos de excitação" com o campo Tupi no "FT", o correspondente Jonathan Wheatley postou no site que Lula é "sortudo" e se tornou "o mais popular da história sem fazer nada".

"MONSTRO"
Em páginas às centenas, o campo segue sendo chamado de "monstro", na AP, em meio a títulos como "Brasil acorda nadando em óleo", do Google/AFP. Em sites do setor e na "Veja", vem mais por aí -com avaliações sísmicas de novo campo de igual tamanho.

ELITE
Lula falou em entrar para a Opep e o "Jornal Nacional" registrou como "o Brasil na elite" e "o presidente sonha".
No "Guardian" e em várias outras partes, a projeção é de entrar para a primeira liga, "big league", "major league".

NO IRÃ, RÚSSIA
A notícia ecoa por sites da China e outros importadores, mas sobretudo do Oriente Médio, ao menos aqueles em inglês, como "Tehran Times". E também da Rússia, que tem as maiores reservas e não é da Opep, em sites como "Pravda" e agências como Itar-Tass.

FIDEL E A DOR PROFUNDA
O ataque do rei espanhol a Hugo Chávez ofendeu Fidel Castro -que apoiou no "Juventud Rebelde" a "crítica" do venezuelano à Europa. Diz que Che "sentiria orgulho" dos presidentes que também apoiaram, e "uma dor profunda" por outros líderes, de "posições tradicionais de esquerda".

Wim Wenders/nytimes.com
NA ESTRADA
Walter Salles escreveu no "New York Times" sobre os "road movies", inclusive os "Diários" e a "transformação de Ernesto em Che conforme vê a desigualdade" por aqui. Cita outros e avalia que, entre ficção e documentário, eles "dizem quem somos e para onde estamos indo" no globo


MATA QUEM?
Reprodução
O "capitão" vende cerveja

Ontem, minutos antes de Corinthians e Goiás, entrou Wagner Moura com a camiseta do Capitão Nascimento, no meio do bar, "peraí! pára tudo!". Questiona o "barulho". Chega cerveja e ele sorri. Da "boa" do bar, "agora, mata!". E dele, "mata quem?".
Já a "Caros Amigos" entrevistou "o legista da ditadura", Harry Shibata, que fala a certa altura: "Você assistiu ao "Tropa de Elite"? O sistema de combater a subversão era o mesmo, era guerra do mesmo modo. Falta, na verdade, uma tropa com mais gente. Pra diminuir a criminalidade, acho que o que a "tropa de elite" fez e faz é uma solução".

SOB CONTROLE...
Nas agências editadas por Google e outros, "Controle dos EUA sobre a web é tema principal no Rio", em fórum da ONU que começa hoje.

E SÓ CONVERSA
ZD Net e outros destacam que, da parte do Brasil e dos especialistas, esperam-se resultados. Da parte dos EUA, só "troca de informações".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Perfil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.