São Paulo, domingo, 13 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportações ao país cresceram 160% em 2001

DO ENVIADO A MOSCOU

A comitiva do presidente Fernando Henrique Cardoso é integrada por 70 empresários de diversos setores, convidados pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral.
O comércio com a Rússia é considerado promissor. O volume de exportações para aquele país foi o que mais se expandiu no ano passado, apresentando crescimento de 160% em relação a 2000.
Segundo levantamento da Secretaria de Comércio Exterior do ministério, em 2001 (até novembro) as exportações do Brasil para a Rússia atingiram US$ 1 bilhão, e as importações, US$ 422 milhões.
De acordo com o ministro, serão discutidos termos dos acordos de entendimento para a entrada da Rússia na OMC (Organização Mundial do Comércio). O Brasil pleiteia a redução das tarifas de importação adotadas pela Rússia para diversos produtos, principalmente carne bovina e açúcar, hoje fixadas em 65% e 25%, respectivamente.
Integram a missão empresarial, entre outros, representantes de federações de indústrias do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Santa Catarina e executivos de grandes empresas, como Embraer, Avibrás, Perdigão e Sadia.
O diretor-geral do Departamento de Europa do Itamaraty, Marcelo Jardim, disse ser possível dobrar o volume do comércio entre os dois países em dois anos. (WS)


Texto Anterior: Presidente vai se encontrar com parente russo
Próximo Texto: Minas: Célio de Castro tem alta após 66 dias internado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.