São Paulo, domingo, 13 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamaraty muda regras em concurso para diplomatas

Nota mínima de aproveitamento é reduzida de 60% para 50% na terceira etapa

Além disso, aumentam as opções para os candidatos escolherem a 2ª língua no concurso do Rio Branco; inscrições abrem amanhã

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O próximo concurso para diplomatas do Itamaraty contará com mudanças no edital como a redução da nota mínima em uma das etapas, segundo edital publicado no site do Instituto Rio Branco. As inscrições serão abertas amanhã. Ao todo, serão disponibilizadas 115 vagas.
Em 2005, a prova de inglês já havia deixado de ser eliminatória, o que abriu uma polêmica entre estudantes, diplomatas e professores em Relações Internacionais. Entre as novidades do edital deste ano é o teste para uma segunda língua estrangeira -uma lista de sete excluído o inglês- que não mais valerá pontos na fase eliminatória.
Até 2007, a prova de segunda língua previa como opções espanhol e francês. A partir deste ano, os candidatos poderão escolher também alemão, árabe, chinês, japonês ou russo. Outra mudança é a redução da nota mínima de 60% para 50% de aproveitamento na terceira etapa do concurso.
Ao jornal "O Globo" o diretor-geral do instituto disse que as mudanças não vão reduzir a excelência do Itamaraty. Segundo ele, a redução da linha de corte "é elemento de conforto".
Em 2005, a mudança nas regras para a prova de inglês gerou polêmica. O objetivo, segundo disse o Itamaraty à época, foi tornar o concurso menos elitista. A prova de inglês era eliminatória desde 1996.


Texto Anterior: Pré-campanha aproxima PT e DEM em SP
Próximo Texto: Kaká terá de explicar sua relação com a Igreja Renascer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.