UOL

São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COR DE CANELA

Lula se diz "moreno que não toma sol"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é "moreno", ao ser abordado por uma mulher ao sair do Palácio do Alvorada para trabalhar, na manhã de ontem.
A mulher, uma paraense que estava esperando pela aparição do presidente e não se identificou, disse que estranhava a cor "rosadinha" de Lula, o que motivou o comentário.
"O senhor tem pele rosadinha. Pensei que o senhor era um moreno, caboclo mesmo, lá de Pernambuco", disse ela, passando a mão no rosto do presidente. "Eu sou moreno, mas é que aqui não tomo sol", respondeu Lula.
Em seguida, o presidente afirmou que ainda não está habituado à vida em Brasília. "Quem morou muito tempo em São Bernardo do Campo [Grande São Paulo] estranha."
Em seu primeiro mandato, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também reivindicou para si relação com a mestiçagem que é marcante na sociedade brasileira. Disse que era "mulatinho" e tinha "um pé na cozinha".
Lula deu as declarações pouco antes do início do jogo da seleção brasileira de futebol com a da China. Ele disse que pretendia assistir à partida, em seu gabinete, mas em seguida lembrou que tinha uma reunião com a direção da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores).
O presidente demonstrou satisfação ao saber que os brasileiros entrariam em campo com uma camisa promocional do projeto Fome Zero por cima da camisa oficial da seleção. "Eles vão entrar com a camisa do Fome Zero, né?"


Texto Anterior: Governo petista: Lula pede "agenda positiva" ao Congresso
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.