São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIAGEM OFICIAL

Presidente também visitará, até quarta-feira, a Guiana e o Suriname

Lula assinará acordos na Venezuela

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca hoje para uma viagem de três dias pela América do Sul para tratar de projetos de cooperação. Lula visitará até o próximo dia 16 a Venezuela, a Guiana e o Suriname.
Na segunda-feira, o presidente irá se encontrar com seu colega venezuelano, Hugo Chávez, em Caracas. Um dia depois, o petista se reúne com o presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, e na quarta-feira, já em Paramaribo (Suriname), Lula vai participar da abertura da 16ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricon).
Segundo o governo federal, a passagem do presidente por Caracas deverá resultar em uma "ampla aliança estratégica entre os dois países".
Deverão ser firmados programas de cooperação entre os governos e empresas de ambas as nações em áreas estratégicas, como energia, exploração de petróleo, infra-estrutura, siderurgia, telecomunicações e defesa e proteção da Amazônia.

Petróleo
Entre os projetos, está a intensificação da cooperação entre a Petrobras e a PDVSA na exploração conjunta de áreas, atuação em outros países, atividades de refino e petroquímica.
"O acordo que vai ser assinado entre a Petrobras e a PDVSA vai abrir oportunidades para que a empresa brasileira explore petróleo na Venezuela", afirmou ontem o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
A Venezuela é uma das maiores reservas petrolíferas fora do Oriente Médio e é o único país das Américas a integrar a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Garcia disse ainda que os dois países construirão em conjunto uma refinaria no Brasil, mas não deu detalhes do projeto nem em qual Estado seria localizada a obra. Ontem, o chanceler da Venezuela, Ali Rodriguez Araque, participou, em Brasília, da 8ª Reunião da Comissão Binacional de Alto Nível Brasil-Venezuela.
O governo federal afirmou também que existem possibilidades de cooperação na área de defesa e vigilância da Amazônia e que a Embraer deverá fornecer novos aviões Tucano para a Força Aérea Venezuelana.
O presidente Lula deve chegar em Caracas por volta das 22h. Seu primeiro compromisso será o encontro com Hugo Chávez, pela manhã. No fim da tarde, já segue para Georgetown.
Na terça-feira, o petista participa de cerimônia de entrega das chaves da capital da Guiana e, em seguida, encontra o presidente.
Na quarta, após participar da 16ª Caricon, Lula volta para Brasília. (JULIA DUAILIBI, BERTA MARCHIORI e ANA FLOR)


Texto Anterior: Elio Gaspari: Santo Dias no jubileu do PT
Próximo Texto: Mídia: ANJ lança rede em defesa da liberdade de imprensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.