São Paulo, domingo, 13 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO A 2006

Dentro do PT, senador disputa o governo de São Paulo com ex-prefeita e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha

Mercadante ainda crê em pacto com Marta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Senado, minimizou as declarações da ex-prefeita Marta Suplicy (PT) de que não há acordo entre os dois para a disputa ao governo do Estado de São Paulo em 2006.
"Acho que tem muito tempo até 2006 para discutir as eleições estaduais. E eu estou muito convicto de que vamos construir um pacto de unidade em São Paulo", disse Mercadante ao chegar à Granja do Torto, antes de partida de futebol organizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com outros integrantes do governo.
Mercadante, Marta e João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara, são os três petistas que pleiteiam o cargo. Mercadante conta com o apoio da cúpula nacional do PT e de Lula. Em entrevista à Folha, publicada ontem, Marta negou que em 2004 tenha se comprometido a apoiar o senador em 2006.
"Acho que tem um caminho para isso. O partido tem história. Acho que o sentimento da militância, da base, do presidente Lula e das principais lideranças é construir uma unidade, e nós vamos construir uma unidade. Seguramente vamos estar juntos em 2006", disse Mercadante.
Embora o senador tenha feito um discurso de união, na avaliação de líderes petistas, o cenário mais provável até agora é o de haver uma prévia entre os três pré-candidatos no ano que vem.
Aliados da ex-prefeita apostam em trabalho feito com a militância do PT para garantir a vaga ao governo de SP. Os de Mercadante alegam que a derrota de Marta em 2004 fez com que ela perdesse a vez na disputa. João Paulo pretende aparecer como opção entre os dois. Para alguns petistas, o ex-presidente da Câmara conta com o apoio discreto do ministro José Dirceu (Casa Civil). (JD e AF)


Texto Anterior: Inteligência: Suposto relatório da Abin sugere que as Farc fizeram doações ao PT
Próximo Texto: Ex-prefeita está desinformada, diz governo de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.