São Paulo, sexta-feira, 13 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Absolvidos comemoram decisão no DF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-ministro das Comunicações Luiz Carlos Mendonça de Barros disse que a decisão judicial que o absolveu na Justiça Federal do DF vai se tornar "jurisprudência sobre como deve agir o agente público em todo processo de venda de ativos".
Segundo ele, o TCU destacou que os acusados agiram "com economicidade" em relação à coisa pública. "É dever do agente público, como foi feito, promover as condições de concorrência para que o preço da venda do ativo seja o maior possível."
Também absolvido, Renato Guerreiro (ex-presidente da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações) se disse feliz com o resultado. Para Guerreiro, a ação proposta tinha motivação política.
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) afirmou esperar que caiba recurso. "Esses agentes [absolvidos] assumiram publicamente que tinham preferência pelo Opportunity, o que se materializou pela ampla participação que conseguiram no processo de privatização", disse.
Para o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, não cabe, ao contrário do sugerido na sentença, que congressistas interfiram no governo para "buscar elementos para fundamentar uma decisão judicial". " Cabe ao Ministério Público provar [as acusações apresentadas à Justiça]", afirmou Berzoini.
O ex-presidente do BNDES (1998-1999) Pio Borges comentou a decisão. "Fico muito feliz com a decisão, mas lamento ter sofrido dez anos por isso [acusações]. Sempre ficamos muito tranquilos, sabíamos que tínhamos feito o nosso dever."
A assessoria da Anatel e a empreiteira Andrade Gutierrez disseram que não iriam se pronunciar sobre a decisão da Justiça.
A área de relações com investidores da Inepar não se manifestou. Antônio Dias Leite Neto, da Macal Investimentos e Participações, não foi localizado.


Texto Anterior: Justiça absolve acusados de beneficiar Telemar em leilão
Próximo Texto: Questão indígena: Cinco pessoas são achadas mortas em reserva no PA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.