UOL

São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleitor não sabe onde estão PFL e PMDB

Maioria apertada reconhece PSDB como oposição ao governo Lula, mas não identifica posição de pefelistas e peemedebistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma maioria apertada dos brasileiros reconhece o PSDB como partido de oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, mas ainda tem dúvida se o PFL e o PMDB estão na oposição ou na situação, mostra o Datafolha. A maioria do eleitorado não sabe que o PSB de Anthony Garotinho e Miguel Arraes, o PPS de Ciro Gomes e o PTB de José Carlos Martinez fazem parte da base aliada ao presidente.
Para 39% dos entrevistados, os tucanos são um partido oposicionista, quatro pontos acima daqueles que não sabem identificar sua posição em relação a Lula (35%). Para 26%, o PSDB, cujo candidato presidencial José Serra disputou o segundo turno contra o petista, apóia o presidente.
Ter-se mantido no poder desde a sua fundação no período pós-redemocratização em meados da década de 80, pode estar causando confusão na identificação do PFL em relação ao governo petista: 36% não sabem situá-lo; 35% dizem que é oposição; e 29% afirmam ser situação. Os pefelistas não tiveram candidato próprio na eleição presidencial.
O problema se repete no caso do PMDB, mas de maneira diferente: 36% identificam o partido como oposicionista; 35% como situacionista; e 30% não sabem enquadrá-lo. A confusão é justificada. O PMDB apoiou o tucano Serra na eleição, mas agora negocia sua entrada no governo Lula.
O PSB -que lançou Garotinho a presidente, mas apoiou o petista no segundo turno- é identificado como governo por 31% dos entrevistados e como oposição por 24%. Não sabem situá-lo 45%.
O PPS -que teve Ciro como candidato, mas fechou com Lula no segundo turno- é apontado como da base aliada por 29% e como oposicionista por 23%. Dos ouvidos, 48% não sabem onde colocá-lo em relação ao governo.
O PTB -que apoiava Ciro no primeiro turno e no segundo estava com Lula- é aliado para 38% e adversário para 20%, mas 42% não conseguem defini-lo.
O PDT -que se aliou a Ciro no primeiro turno e ao petista no segundo- aparece como situação para 43% e como oposição para 18%. Disseram não saber sua posição 39%. O PL -aliado de primeira hora de Lula- é visto como tal por 40%, contra 20% que o colocam na oposição e 39% que não o reconhecem como governo.
(PLÍNIO FRAGA)

Texto Anterior: Sarney insiste em dividir trâmite de propostas
Próximo Texto: Isto é FHC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.