São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixadora dos EUA afirma que expulsão contraria imprensa livre

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, afirmou ontem em Porto Alegre que a expulsão de Larry Rohter, correspondente do jornal norte-americano "New York Times", pelo governo brasileiro contraria a tradição de imprensa livre.
"Não é conforme a tradição de imprensa livre que temos visto nos últimos 20 anos de democracia no Brasil", afirmou repetidas vezes, referindo-se ao episódio e salientando que "não gostaria de ir além disso [dessa declaração]".
Hrinak, que esteve em Porto Alegre para a inauguração de um "escritório virtual" da embaixada no Rio Grande do Sul, mostrou desconforto com o episódio.
"Acho importante lembrar que o "New York Times" não representa a opinião do governo dos Estados Unidos, e especialmente esse artigo não representa o ponto de vista do meu governo. As relações entre os presidentes Lula e Bush são muito fluídas. O artigo recebeu quase que uma condenação universal, e agora a ação do governo está recebendo essa condenação", afirmou Hrinak.
Após a saída da embaixadora, cerca de 30 manifestantes do PT, PSTU, PC do B e UNE jogaram um ovo na bandeira dos EUA, hasteada ao lado da brasileira em frente ao Palácio Piratini.

Agenda cancelada
A agenda de ontem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva previa uma audiência com Donna Hrinak, às 15h30, mas o encontro foi cancelado pela manhã.
Segundo o Palácio do Planalto e a Embaixada dos EUA, o cancelamento nada teve a ver com a polêmica relacionada ao cancelamento do visto de Rohter.
A embaixadora havia pedido audiência a Lula e informado os dias nos quais estaria disponível. Segundo a embaixada, o gabinete de Lula confundiu as datas e marcou a audiência para ontem, quando ela estava em Porto Alegre para o lançamento do escritório virtual da embaixada. (LG)


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Amorim ouve críticas no Senado, mas apóia cancelamento do visto
Próximo Texto: Imprensa: Contrariado, Bastos ameaça deixar cargo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.