São Paulo, domingo, 13 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiéis chegam de madrugada para ver missa em Aparecida

Grupo de chilenos que também viu o papa em São Paulo foi primeiro a chegar

41 gaúchas de movimento católico se revezam na fila: "Enquanto umas passeiam, outras guardam o lugar", afirma Bruna Boemo, 19

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM APARECIDA

RAFAEL TARGINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No santuário nacional de Aparecida (167 km de São Paulo), chamava a atenção ontem algumas bandeiras do Chile penduradas na grade metálica que delimita o espaço destinado ao público na missa que o papa Bento 16 celebra hoje no local. Foram colocadas ali por um grupo de 25 fiéis da paróquia de Nossa Senhora de los Pobres, de Santiago, capital chilena. Eles foram os primeiros a assegurar lugar na missa.
"Chegamos a Aparecida às 3h [de ontem] e já viemos direto para cá", disse Hector Vasquez Urra, 62, diácono na paróquia. "Estivemos no estádio do Pacaembu e na missa do Campo de Marte, em São Paulo. E vamos acompanhar a missa de amanhã [hoje]. A nossa viagem pelo Brasil está sendo maravilhosa. E ver o papa mais uma vez vai ser um privilégio."
Ontem, por volta das 11h e sob sol forte, o movimento de romeiros ainda era pequeno no santuário. Maior, porém, que o do dia anterior. Assim como os chilenos, outras 150 pessoas já guardavam lugar nos espaços mais próximos ao palco.
Um grupo feminino de 41 jovens de um movimento católico veio do Rio Grande do Sul. "Estamos fazendo revezamento. Enquanto umas passeiam, outras guardam o lugar", disse a universitária Bruna Boemo, 19. "Será uma oportunidade única a de ver o nosso papa."
Do lado direito da basílica, uma fila se formava em frente a um par de detectores de metais. Eram cerca de 300 pessoas que esperavam para participar do terço com o papa, previsto para começar cinco horas depois, às 16h. A primeira da fila era a professora Celina Capucho Hummel, 55, de Cachoeira Paulista. "Vai ser moleza. Minha fé em Deus me dá disposição", disse sobre a fila que enfrentaria.


Texto Anterior: 37 mil acompanham oração em Aparecida
Próximo Texto: Opinião - Leonardo Boff: Bento 16 e a guerra na igreja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.