São Paulo, quinta-feira, 13 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Comissão vai fiscalizar compra de novos caças

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou ontem duas medidas para fiscalizar a concorrência internacional para a compra de 12 novos caças pela FAB (Força Aérea Brasileira). Foi criada uma subcomissão de deputados para acompanhar o processo licitatório -que envolve cerca de US$ 700 milhões.
Na reunião de ontem também foi aprovado o requerimento do deputado Antônio Feijão (PSDB-AP) ao Ministério da Defesa pedindo informações detalhadas das normas da concorrência.
Deputados governistas tentaram evitar a aprovação do requerimento sob o argumento de que o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, em reunião fechada com integrantes da comissão, já havia prestado todas as informações sobre a licitação. O argumento não foi aceito. O pedido de informações será encaminhado à Mesa da Câmara e depois ao Ministério da Defesa, que tem prazo de 30 dias para respondê-lo.

Grupos
Cinco grupos empresariais apresentaram propostas para a venda dos caças, que substituirão os atuais Mirages.
Serão necessários mais 30 dias para divulgação do resultado da concorrência, pois a Aeronáutica vai ouvir representantes dos cinco grupos.
Os consórcios que participam da licitação são: Rosoboronexport/Avibrás (que oferece o russo Sukhoi Su-35), Dassault/Embraer (o francês Mirage 2000BR), Lockheed Martin (F-16, EUA), Saab/ BAe (o sueco-britânico Gripen) e RAC/MiG (o russo MiG-29).



Texto Anterior: Eleições 2002: Ala do PMDB lança Requião à Presidência
Próximo Texto: Evento: Palestra debate hoje jornalismo na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.