UOL

São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planalto mantém jornalistas longe do presidente

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Palácio do Planalto mudou o formato de cerimônias públicas às quais está presente o presidente da República. Agora, repórteres ficam confinados em um cercado montado no fundo do salão, sem permissão para circular. Segundo a assessoria da Presidência, é "apenas um teste".
A Folha contou ontem de tarde as lajes de mármore no chão do Palácio que separavam o cercado dos jornalistas do local onde ficou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O cálculo aproximado é que os repórteres ficaram a 28 metros de distância durante um evento sobre o setor agrícola.
Os repórteres só foram liberados para circular após Lula e os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci Filho (Fazenda) deixarem o local.
No governo FHC, e até a semana passada no governo Lula, a imprensa tinha permissão para circular no Palácio do Planalto durante cerimônias públicas -mas sem entrar na área onde estavam os convidados e o presidente. Essas ocasiões eram a maneira mais fácil de manter contato com ministros e outras autoridades do Poder Executivo.
Desde o início do governo Lula, há uma determinação para que a mídia não se aproxime muito do presidente. "O povo pode, a imprensa não", gritava um policial militar em 21 de maio, em Balsas (MA), quando Lula quase foi abordado por repórteres. Agora, a medida também foi adotada dentro do Planalto.


Texto Anterior: Comando central: Dirceu amplia poder sobre divisão de cargos no governo
Próximo Texto: Governo cede e reduz poder do PT
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.