UOL

São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índio mais velho aceita brancos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM URAIMUTÃ (RR)

Em Uraimutã (360 km a noroeste de Boa Vista, RR), o homem mais velho da área indígena Raposa/Serra do Sol -José Pereira da Silva, 105 anos declarados, conhecido como velho tuxaua Maçaranduba- vive um dilema.
Um de seus 11 filhos é a favor da presença de não-índios na reserva; outro é contra. Os dois são líderes indígenas.
"Estou com o Novaes", disse Maçaranduba, referindo-se ao filho mais novo, José Novaes Pereira da Silva, vice-prefeito pelo PSDB do município de Uraimutã. Novaes defende a presença dos não-índios na área.
Maçaranduba disse que conviveu a vida toda com não-índios e não quer a saída deles.
"Meu pai é usado, não tem idéia do que está dizendo, meu irmão é manipulado pelos políticos, mas creio que vou convencer os dois a mudar [de idéia]", disse Orlando Pereira da Silva um dos líderes do CIR (Conselho Indígena de Roraima), que ingressou com ação para revogar o município. Maçaranduba acreditava que o ministro chegaria para anunciar a saída dos não-índios da reserva. (KB)


Texto Anterior: Questão indígena: Bastos diz que não mudará área demarcada
Próximo Texto: Caso CC-5: Delegado responsabiliza ex-presidente do BC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.