São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 2006

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Toda Mídia

Nelson de Sá

A bola é redonda

Da Reuters, no site do "Washington Post" e outros, "quando entrar em campo, este país continental de 185 milhões vai ranger até parar". Bancos, escolas, Bolsa, Justiça, tudo vai parar a caminho do hexa ou "On our way to the sixth".
Quase parando, o "Fantástico" destacou de Carlos Alberto Parreira, "focado na Copa, fixado, pronto", o que a emissora chamou de "filosofia":
- A bola é redonda... O que significa? A bola não tem destino, não tem lado, nada. A vitória pode sorrir para vocês, como pode sorrir para nós.

Mas não demorou muito e, na Globo, William Bonner surgiu tenso, com a "notícia bombástica". Na manchete do "SBT Brasil":
- Na véspera da estréia, Justiça italiana pede a prisão do capitão Cafu. Parreira fala em desestabilização.
Antes, na Folha Online, as manchetes começaram com a notícia, "Promotoria italiana pede prisão de Cafu"; depois o outro lado, "Advogado diz que não vai dar em nada"; e por fim, "Querem desestabilizar seleção, diz Parreira".
Sites, transmissão do jogo da Itália, canais esportivos, rádios: eram "milhões em ação", de novo, contra o golpe italiano.
 
Saudado como "O homem dos recordes", em longo perfil ontem no "Le Monde", Cafu apenas sorriu e brincou, no relato do blogueiro Eduardo Vieira da Costa:
- Já pensou? Em vez de participar da Copa, ter que ver na... em outro lugar?

RAÍZES

Reprodução
Uma das nove imagens dos sem-terra postadas na revista on-line Slate

Como o mundo todo, a revista Slate, do "Washington Post", destaca o Brasil de Ronaldinho -e especula por que brasileiros de "raízes" pobres são tratados por um nome só. Diz que vem da "escravidão".
A mesma Slate posta três longos despachos do Mato Grosso, de um acampamento, sob o título geral "Dentro do Movimento Sem-Terra do Brasil". Acompanhando uma "occupation", chama os sem-terra mortos de "mártires".

QUILOMBOLAS

Reprodução
Pelé no comercial, programado também para o intervalo da estréia do Brasil, hoje

Semanas atrás, segundo site Carta Maior, o Tribunal Permanente dos Povos, organização engajada, aceitou na Áustria uma denúncia do MST e outras entidades contra a Aracruz Celulose por, entre outras acusações, "ações violentas contra quilombolas".
E desde o fim de semana está no ar, nos intervalos da Copa, um comercial da Aracruz com Pelé, Seu Jorge, Daiane dos Santos e até canção de Gilberto Gil. O Valor Online, explicando a campanha, diz que "a companhia tem atraído pressões de líderes indígenas e sem-terra que afetam sua imagem tanto no Brasil como no exterior".

INSTITUCIONAL 1
Marco Aurélio Mello surgiu na propaganda institucional do TSE, em defesa do voto. Na blogosfera lulista, o Bué de Bocas se revoltou:
- Uns políticos de quinta encostaram o TSE na parede até que vergonhosamente desse um passo atrás. Falar mais o quê?

INSTITUCIONAL 2
Assinando com o logo da Fundação Padre Anchieta, um "gerente" da TV Cultura defende a troca pela estatal do software Linux (grátis) pelo Windows (pago), em uma propaganda da Microsoft nas revistas do mês.
Os blogs de mídia já estão em campo para o combate.

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