São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Lá e cá, Obama

Na BBC Brasil, "Brasileiro confia mais em Barack Obama do que em John McCain". Era a pesquisa Pew, de 24 mil pessoas em 24 países. Em 23, o democrata venceu. Só perdeu em "confiança" nos EUA.
Mas a pesquisa que repercutiu, ontem nos EUA e pelo mundo, foi da NBC com o "Wall Street Journal". Nela, "Obama larga na frente" entre os americanos. Mas os seis pontos são vistos como diferença baixa, dada a impopularidade do Partido Republicano.

OUTRO LADO
my.barackobama.com/page/content/fightthesmearshome
Em resposta a Rush Limbaugh, Bill O'Reilly e outros, a campanha de Obama lançou site contra as "sujeiras", em inglês, "smears". Na estréia, a negação de que ele seja muçulmano ou a mulher tenha falado "whitey", branquelo

A CERVEJA É NOSSA
Foi manchete dos sites Drudge Report e Huffington Post. Mas a linha de frente na cobertura neonacionalista da oferta de compra da americana Anheuser, pela "gigante belgo-brasileira" InBev, é do "WSJ" -que deu manchete de papel e passou o dia, ontem, postando textos com enunciados como "O caminho da InBev para a dominação global" e questionando os executivos brasileiros.
No fim do dia, uma reportagem ressaltou a negociação da cervejaria americana com o Grupo Modelo, do México, como saída para evitar uma aquisição da Budweiser pela InBev.

David Carson/stltoday.com
A fábrica em St. Louis, no "Post-Dispatch", ontem

"COMEÇOU A SEDUÇÃO"
Curiosamente, a cobertura do "St. Louis Post-Dispatch", jornal de Missouri, Estado que sedia a Anheuser, dá cobertura mais distanciada do que "WSJ" ou os sites nacionais dos EUA.
Foi manchete de papel, ontem, com detalhes do encontro de August Busch IV, presidente da cervejaria, com os "bilionários brasileiros da cerveja Jorge Paulo Lehmann e Marcel Telles", uma semana e meia atrás.
Na manchete do site, depois, deu longamente os argumentos do presidente da InBev, Carlos Brito. O brasileiro diz que todos saem ganhando, financeiramente, "inclusive St. Louis".

INBUD? BUDBEV?
O nome da empresa resultante, que seria a maior cervejaria do mundo, levou o "Post-Dispach" a pedir sugestões e brincar com InBud ou BudBev. Mas as respostas foram mais apelos contra a venda. De todo modo, afirma o "WSJ", os executivos brasileiros já prometeram manter Anheuser-Busch.

QUINZENAL
adage.com
Na manchete desta semana do "Advertising Age", que cobre publicidade nos EUA, a derrocada do setor de revistas no país (acima), que é marcada pela decisão da "U.S. News & World Report", terceira maior revista americana, de virar quinzenal, não mais semanal.
O anúncio veio dias depois da aposta lançada pelo colunista de mídia da "Vanity Fair", com ampla repercussão, de que a "Newsweek" não vai sobreviver mais cinco anos.

POR OUTRO LADO
economist.com
A britânica "The Economist" só faz crescer em circulação nos EUA, segundo o site MarketWatch. Na nova edição, "a melhor revista do mundo", como chega a ser descrita por admiradores, saúda na capa que o "Iraque começa a se arrumar"


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Governo quer tributo no Senado após eleição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.