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LIGAÇÕES
Com mais de 40 parceiros, tele só é sócia da empresa de filho de Lula
Telemar mantém associação diferenciada com Gamecorp
CONRADO CORSALETTE
DA REPORTAGEM LOCAL
Dos mais de 40 parceiros da Telemar para produção de conteúdo
para celulares, o único com quem
a empresa de telefonia mantém
participação societária é a Gamecorp, que tem como sócio Fábio
Luis Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No início de janeiro, a Telemar
investiu R$ 5 milhões na produtora -a quantia representa quase
todo o capital social da Gamecorp, que é de R$ 5,2 milhões.
Metade do dinheiro foi destinada à compra de 35% das ações, algo inédito para a empresa de telefonia no ramo de conteúdo para
celulares, segundo a própria Telemar. Outros R$ 2,5 milhões foram
pagos pela exclusividade sobre o
que é produzido pela Gamecorp.
Além de Fábio Luis, a produtora
tem como sócios os irmãos Kalil e
Fernando Bittar e Leonardo Badra Eid. Juntos, eles produzem
programas sobre videogames que
vão ao ar na Mix TV e na Bandeirantes. Até o fim do ano, esse conteúdo será colocado à disposição
em celulares da Oi, empresa de telefonia móvel do grupo Telemar.
Exclusividade
A empresa de telefonia afirma
que decidiu comprar ações da Gamecorp por se tratar de um negócio promissor, do qual prevê retorno a "médio prazo" de R$ 16
milhões. A produtora prevê faturar, neste ano, até R$ 7 milhões.
De acordo com a assessoria de
imprensa da Telemar, a Gamecorp é o único parceiro de quem a
empresa de telefonia é sócia por se
tratar, também, do único a produzir conteúdo de TV com exclusividade para ela. Os assessores citam o caso da MTV, que fornece
conteúdo para os celulares da Oi,
mas não de forma exclusiva.
Nas mais de 40 empresas com as
quais mantém parcerias, a Telemar afirma ter investido, desde
junho de 2002, quando a Oi foi
criada, cerca de R$ 50 milhões.
A Telemar diz que o investimento em conteúdo para celulares é uma estratégia para "diminuir a taxa de perda de assinantes,
movimento comum no mercado". O investimento na Gamecorp, afirma a empresa de telefonia, está incluído nessa estratégia.
A produtora que tem o filho do
presidente como sócio foi criada
em dezembro. Ela é fruto da junção das empresas G4, de Fábio
Luis, Kalil e Fernando Bittar, e Espaço Digital, de Leonardo Badra
Eid. Eles iniciaram a produção de
programas sobre videogame em
2003, para a TV Bandeirantes.
No ano passado, contrataram a
DBO Trevisan para buscar um investidor. A empresa de consultoria e auditoria tem como principal
sócio Antoninho Marmo Trevisan, amigo de Lula e integrante do
Conselho de Ética Pública da Presidência da República.
Segundo Richard Dubois, sócio
da Trevisan, a busca de propostas
para investimento previa um
acordo de confidencialidade. Ou
seja, ao apresentarem suas ofertas, os investidores não sabiam
que a empresa que receberia o dinheiro tinha como sócio o filho
do presidente. Antes de o negócio
ser assinado, porém, a Telemar
teve acesso à composição societária da produtora.
Outra empresa de telefonia, a
Brasil Telecom, chegou a apresentar uma proposta para a compra
de participação da Gamecorp. A
idéia da empresa era ficar com
25,86% do capital total da G4.
Espaço
Após receber os R$ 5 milhões da
Telemar, a Gamecorp fechou
acordo com a Mix TV, do empresário João Carlos Di Genio, reitor
da Universidade Paulista (Unip).
Passou a produzir quatro horas
diárias de programa sobre videogames, que vão ao ar, há cerca de
20 dias, no principal horário do
canal UHF, das 17h às 21h.
De acordo com Di Genio, a produtora paga, mensalmente, cerca
de R$ 200 mil pelo espaço.
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