São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Olhando para trás, lá

Foi manchete de papel no "New York Times" e ecoou nas páginas iniciais de "Wall Street Journal" e "Washington Post" o dia todo. Também nos canais de notícias.
O vice de George W. Bush, Dick Cheney, deu "ordem direta" à CIA para não revelar ao Congresso um programa antiterrorista, oito anos atrás. Ele foi suspenso há três semanas e, até o fechamento, "NYT" e demais diziam não saber do que se tratava. Por outro lado, a nova "Newsweek", também com repercussão na cobertura americana, deu capa para o secretário da Justiça, que "pode investigar a tortura na era Bush". No destaque da revista, "Obama não quer olhar para trás, mas..."

"AMÉRICA, ME DESCULPE"
Na página mais lida do"WSJ" desde sábado, a colunista conservadora Peggy Noonan, que foi assessora de Ronald Reagan, fez conclamação ao Partido Republicano para que dê "adeus" a Sarah Palin, "ruim para os republicanos e para a república". Diz que os EUA podem enfrentar de um "crash" a atentados de "massa", nos próximos dez anos, e o partido "tem que ser sério".
Maureen Dowd linkou Noonan em sua coluna, ontem no "NYT", que fechou com um John McCain de ficção pedindo, "América, me desculpe". Ele escolheu Palin para vice e a lançou em Washington.

"O-BUM-A"

abcnews.go.com
Duraram pouco os trocadilhos com Obama e seu suposto olhar sobre a jovem brasileira. Já na sexta a ABC deu um vídeo e o inocentou, como atestaram "NYT" e outros. Mas não Nicolas Sarkozy, "que é francês"

DOHA DE NOVO
Já começou a "discussão sobre quantos convidados para a festa", destacou o enunciado do "Financial Times" sobre o G8 e sua ampliação, após encontro de "muita conversa e pouca ação significativa".
"WSJ" e "NYT", este em editorial, deram mais atenção ao "compromisso de completar a Rodada Doha" no ano que vem. O segundo avalia que "sobretudo EUA, Europa, Índia, China e Brasil terão que mostrar coragem política".
Washington "terá que reduzir barreiras comerciais, como aquela contra o etanol" de cana. Dos Brics, o jornal cobra flexibilizar serviços e agricultura.

VICIADO EM CHINA
"Miami Herald" e "Christian Science Monitor" deram ontem a longa reportagem "A grande entrada da China na América Latina", enviada do Rio. Antes "invisível", hoje a China ergue estádio de futebol na Costa Rica, empresta à Petrobras e "suplantou os EUA como parceiro do Brasil." Para Riordan Roett, da universidade Johns Hopkins, "a China ascende enquanto EUA decaem. Está por todo lado na região. É uma política de Estado".
Para o Investor's Business Daily, o "Brasil pode estar de volta ao crescimento", mas até o humor da Bovespa é hoje "dependente da China".

ELITE EMERGENTE
O espanhol "El País" deu especial ontem, com chamada na capa e editorial, sobre "A nova elite dos emergentes", suas multinacionais. Do Brasil, destaca Petrobras, Vale e Embraer. Em texto à parte, "A recuperação econômica tem nome" e cita Brasil, China e Índia.
O editorial destaca os Brics, saudando sua "integração à cena econômica e financeira global", com a "distribuição do poder econômico global", como "sinal tranquilizador contra tentações protecionistas". E que se contrapõe à "eventual ameaça competitiva" para as multinacionais dos EUA e da Europa.

TÉCNICOS E...
O portal G1 destacou ontem que Lula reúne "todos os seus ministros pela segunda vez neste ano", hoje em Brasília, para tratar do "novo marco regulatório para exploração de petróleo na camada pré-sal em fase final de elaboração pelos técnicos".

OUTROS TÉCNICOS
O Congresso em Foco deu que, na "semana que antecede o recesso", a CPI da Petrobras elege presidente e relator da "base", amanhã.
E a "Veja" deu que PSDB e DEM lançam seu "gabinete técnico com ex-diretores da Petrobras da era FHC".

VAIVÉM

Marcelo Sayão/nytimes.com
Com imagens de bancos dos Brics, inclusive Itaú, reportagem do "NYT" tentou compreender os seguidos movimentos dos investidores, do "amor ao ódio" e agora de volta ao amor, pelos mercados financeiros emergentes, nos últimos tempos


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Guia diz saber onde há ossadas de guerrilheiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.