São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercadante quer ampliar as alianças de Marta

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

O senador Aloizio Mercadante, líder do PT no Senado Federal, defendeu ontem a ampliação das alianças partidárias na campanha de reeleição da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT).
Questionado pela Folha sobre o crescimento da candidatura do tucano José Serra, que, segundo o Datafolha, lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto, contra 33% de Marta, o senador afirmou: "Está se consolidando a disputa de segundo turno [entre Serra e Marta]. É uma nova eleição, na qual será muito importante ampliar as alianças".
Mercadante não informou se já há conversas com outros partidos para a formação de alianças no segundo turno:
"Não devemos nos precipitar nesse processo político. Todos os candidatos merecem a chance de disputar a eleição no primeiro turno. Seria até deselegante tratar de apoio agora".
O senador repetiu a resposta quando questionado se Paulo Maluf, candidato do PP à sucessão de Marta, poderia ser parceiro da petista num eventual segundo turno. Segundo a Folha informou na última sexta-feira, o PT fechou um pacto com Maluf para que ele poupe a prefeita e ataque mais o tucano José Serra. Tanto Marta quanto Maluf negam o acordo.
A política de alianças partidárias de Marta Suplicy foi motivo de acirradas discussões dentro do PT no primeiro semestre deste ano. A prefeita enfrentou caciques do partido e manteve como seu vice o petista Rui Falcão, inviabilizando, assim, a aliança com o PMDB -que acabou se coligando com o PSB da candidata Luiza Erundina.


Texto Anterior: Outro lado: Tucanos dizem que afirmação de Favre é mentirosa
Próximo Texto: Imprensa: ANJ realiza congresso em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.