São Paulo, quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Escapou

"Olá", apareceu Fátima Bernardes, no intervalo, "o senador Renan Calheiros foi absolvido da acusação de quebra de decoro, na sessão que terminou agora". Depois, na manchete do "Jornal Nacional", "Sessão secreta no Senado, e pedido de cassação é rejeitado".
Já no G1, das Globos, "Renan se livra da cassação". Na Veja On-line, "Senado livra Renan da cassação". Na Folha Online e no UOL, "escapa da cassação".
Mal terminou a sessão e a Globo News ouviu dos agora serenos José Agripino Maia e Álvaro Dias, da oposição, que Renan devia se licenciar. Do governo, Aloizio Mercadante falou o mesmo à Folha Online.

"Jornal Nacional" / "Jornal da Band"
Renan confraterniza com líderes do governo e da oposição


É SÓ LIGAR
No dizer do blog de Jorge Bastos Moreno, no Globo Online, foi uma "sessão não muito secreta". Na Veja On-line, Lauro Jardim ouviu de um senador, minutos antes de entrar, "é só ligar". E ele ligou.
Na expressão de Helena Chagas, no Blog dos Blogs, foi "sessão secreta midiática", com relatos seguidos de Luciana Genro, Walter Pinheiro.

MINUTO A MINUTO
O "vazamento" virou até manchete do UOL, citando Ivan Valente e Barbosa Neto, e do Terra, que abriu o enunciado para o "minuto a minuto" da sessão -com Cristóvam Buarque, Raul Jungmann, Vanderlei Macris etc.

POWN! AI!
As cenas de confronto antes da sessão, reprisadas sem parar, levaram Josias de Souza, na Folha Online, a vislumbrar até "ares de boca de fumo disputada por gangues rivais: reclama daqui, empurra dali (pown! ai!), soca d'acolá".
E o blog de Tutty Vasques no site de "O Estado de S. Paulo" fez piada do soco "sem querer" de Fernando Gabeira em Tião Viana, que levou a "beijinho" -e à repreensão do "movimento Calma, boneca!".

MORNA
A sessão em si, pelos relatos vazados para Jardim, Chagas e os demais, foi "morna". Ou melhor, "chata, chatíssima, tem gente quase dormindo".

"Insatisfeita com ensaio, Mônica Veloso vai tirar mais fotos para a "Playboy""
A página "+ lida" ontem na FOLHA ONLINE, imediatamente acima de "Renan Calheiros escapa de cassação".

ROYAL DUTCH VALE
Nas agências Thompson Financial e Reuters, nos sites Market Watch e do "Wall Street Journal", ecoou ontem a notícia de que a "brasileira Vale vai explorar gás com a Shell Brasil", esta uma "subsidiária da Royal Dutch Shell", anglo-holandesa. Os dois grupos "podem" disputar "novos blocos de exploração" a serem licitados, proximamente.
E a agência Dow Jones repercutiu a notícia de um blog, da consultoria Schlumberger, de que a Shell "procura parceiro" para explorar bloco em Campos -de petróleo.

CADA VEZ MAIS CARO
Na manchete do site do "Financial Times", "Preço do petróleo salta para recorde" -o que talvez explique o salto no noticiário sobre a licitação de novos campos no Brasil. A razão do recorde seriam as reservas em queda nos EUA, com demanda global em alta.

OS NOVOS CAMPOS
E o site do "WSJ" noticiou que a Agência Nacional de Petróleo decide, na semana que vem, sobre um recurso da Petrobras para que um dos blocos que a ANP tomou de volta, em Campos, não vá a nova licitação, mês que vem.

NOBEL VS. ETANOL
Enquanto Lula vende etanol na Suécia, na Espanha o "El País" deu longa entrevista com um Nobel de química, "Emissões de carbono não caem com biocombustíveis". Seu alvo foi a decisão européia de exigir 5,75% de álcool na gasolina, mas sobrou para o etanol -e a soja- do Brasil.

OUTRA HISTÓRIA
Ecoou amplamente a alta no PIB. No site da "Forbes", longa análise diz que o Brasil, uma história de commodities, agora "está mudando para uma história de crescimento". A explicação: juros menores.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Supremo cassa pensão vitalícia de Zeca do PT
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.