UOL

São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Operação beterraba
A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) solicitou a agentes que investiguem se o movimento Confeiteiros Sem Fronteira planeja manifestar-se contra autoridades do governo. E fez um alerta: em vez das tortas tradicionais, a organização pode utilizar-se de hortifrutigranjeiros.

Cortar pela raiz
A direção da Câmara decidiu encerrar até o fim do ano todas as CPIs em andamento na Casa. Por isso, nenhuma investigação foi prorrogada pelo prazo máximo previsto -90 dias. Teme-se na Câmara que surja algum escândalo envolvendo a atuação de deputados nas comissões.

Corrida contra o relógio
João Paulo (Câmara) autorizou na semana passada a prorrogação da CPI da Pirataria por 60 dias e das CPIs dos Planos de Saúde e dos Combustíveis apenas por mais 40 dias. Os presidentes das comissões queriam que as investigações fossem prolongadas por mais três meses.

Gancho de direita
Ao saber que o boxeador Popó iria hoje ao TST pela campanha contra o trabalho infantil, o presidente do tribunal, Francisco Fausto, ironizou Asma Jahangir (ONU), que pedira um observador internacional para inspecionar o Judiciário brasileiro: "Vamos receber lições para nos proteger dos inspetores da ONU".

Reforço no caixa
O governo anunciará nesta semana um corte linear de 20% em todas as emendas parlamentares. Tanto as do Orçamento deste ano quanto as dos anteriores que estão nos restos a pagar. É uma tentativa de atenuar a crise administrativa dos ministérios por falta de verbas.

Debate colorido
Apenas cinco senadores aderiram formalmente à Frente Parlamentar pela Livre Expressão Sexual: Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e os petistas Eduardo Suplicy (SP), Ana Júlia (PA), Ideli Salvatti (SC) e Paulo Paim (RS).

Nova dupla
Eduardo Jorge, ex-secretário da Saúde de Marta Suplicy, poderá ser o candidato a vice da chapa de Luiza Erundina (PSB) à Prefeitura de São Paulo. O ex-petista filiou-se ao PV.

Know-how profissional
A CPI da Exploração Sexual se reunirá com Márcio Thomaz Bastos (Justiça) nesta semana para pedir a ajuda da Polícia Federal nas investigações.

Cozinha governista
De Walter Pinheiro (PT-BA), sobre o aumento de 30% do número de filiados ao PT nos últimos quatro meses: "Isso não é crescimento, é fermento. Foi só botar o fermento chamado governo federal para que o bolo do PT começasse a crescer".

Além da carteira
O PFL-RJ entrará com processos na Justiça Federal contra os ex-governadores Anthony Garotinho (PMDB) e Benedita da Silva (PT). O partido alega que os dois não cumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal, ao deixar mais restos a pagar do que o Estado é capaz de quitar.

Com a barriga
O PFL afirma que Garotinho deixou R$ 1,2 bi de restos a pagar e Benedita, cerca de R$ 1 bi. A pena máxima prevista na lei é de dois anos de prisão e perda dos direitos políticos. "Se esse processo não der em nada, será uma autorização para que todos os governantes se locupletem", diz o prefeito Cesar Maia (RJ).

Tempero a gosto
Militantes anti-transgênicos fizeram manifestação na sexta em Brasília contra a escolha de Paulo Pimenta (PT) para relatar a medida provisória que liberou a soja modificada neste ano. O deputado é a favor da medida. Afixaram cartaz com a mensagem: "Pimenta na soja dos outros é transgênico".

TIROTEIO

Do presidente nacional do PT, José Genoino, sobre o desencontro entre José Dirceu (Casa Civil) e o deputado federal Fernando Gabeira, que está deixando o partido:
-Se houve deselegância do Dirceu com o Gabeira, houve também do deputado com os que o acompanhavam ao encontro. Uma relação de décadas como essa não pode ser rompida simplesmente com base na elegância ou na falta dela.

CONTRAPONTO

Bola dividida

Vereadores de São Paulo estão organizando uma partida de futebol de final de ano contra jornalistas que fazem a cobertura da Câmara Municipal. O jogo deverá ser realizado no estádio do Pacaembu.
A disputa servirá para arrecadar alimentos para o Fome Zero. Os repórteres deverão contribuir com 5 kg de comida não perecível. Já os vereadores, que contarão com o reforço de alguns assessores, terão de dispor de 50 kg cada.
Dias atrás, numa conversa informal entre os adversários, o vereador Antonio Carlos Rodrigues (PL) disse que teria muito prazer em ser o técnico da equipe dos jornalistas. Houve vários sorrisos sem graça.
Mais tarde, quando o vereador se afastou, surgiram piadas entre os repórteres:
-Quando o ataque deles tentar roubar a bola, a defesa tem de avisar: "Olha o ladrão!".



Próximo Texto: Fisco em guerra: Rachid descarta se demitir apesar da crise na Receita
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.