São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-prefeito é réu em 37 ações na Justiça

DA REPORTAGEM LOCAL

Paulo Maluf (PP) é hoje réu em 37 ações judiciais (35 cíveis e duas penais) e acumula dez condenações, sendo uma de caráter definitivo. Na esfera penal, como ele mesmo gosta de repetir, não tem nenhuma condenação.
A investigação sobre envio de dinheiro para o exterior, que lhe rendeu ontem um indiciamento pela Polícia Federal, só será computada na Justiça quando o procurador criminal oferecer a denúncia (peça formal) ou quando o promotor cível entrar com uma ação por improbidade administrativa (má gestão pública).
Todas as ações existentes hoje contra Maluf referem-se ao período em que foi prefeito de São Paulo, entre 1993 e 1996.
No caso em que perdeu de forma definitiva, Maluf foi condenado a pagar R$ 493 mil a um empresário. Diante da falta de pagamento, a Justiça penhorou dois carros de Maluf (um Porsche e um Mitsubishi MMC) e parte de um imóvel.
Em março deste ano, o ex-prefeito foi condenado a perda dos direitos políticos por ter contratado a TV Globo, sem licitação e por valor não justificado, para acompanhar a cobertura de uma maratona organizada pela prefeitura. Ele já recorreu da decisão, que é de primeira instância.
Mas Maluf também obteve vitórias importantes na Justiça. Numa delas, de dezembro de 2002, o ex-prefeito foi inocentado no caso que ficou conhecido como Frangogate -ele foi acusado de ter usado a prefeitura para beneficiar a empresa de frangos da família da mulher, Sylvia. A Promotoria recorreu da sentença.
Na área cível, três ações cautelares (preparatórias da ação principal) implicaram a quebra dos sigilos dos Maluf e o pedido de bloqueio de bens no exterior. Em outras duas ações, Maluf é acusado de desvio de verba pública.
Quando completou 70 anos (ele tem 73), Maluf foi beneficiado por lei que prevê a redução pela metade do tempo de prescrição (prazo para extinção da punibilidade) em casos criminais.

Texto Anterior: Outro lado: Em nota oficial, ex-prefeito afirma que disputa à prefeitura motiva investigação
Próximo Texto: Eleições 2004 - São Paulo: Após indiciamento, Maluf diz ao PP que dará apoio a Marta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.