São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APARECIDA

Serra segue Alckmin em cerimônia, mas não acompanha orações

Tucano vai à missa, mas não canta

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre o católico praticante Geraldo Alckmin e o judeu Walter Feldman, o candidato José Serra assistiu ontem à missa para celebrar o Dia da Padroeira do Brasil, em Aparecida (SP). Dizendo-se católico, com comunhão e "tudo direitinho", Serra orou de mão erguida, mas não ousou cantar nem acompanhou todas as orações.
Incentivado por Alckmin, Serra seguiu, encabulado, os passos do governador. Nem sempre sincronizado. Na saída da basílica, em que negou qualquer intenção eleitoral, ele disse que estava "bastante à vontade" lá e que foi à terceira vez que acompanhou a missa em Aparecida. Mas admitiu um desconforto: o de ter "toda a imprensa em cima olhando cada mexida de um músculo do meu rosto". Cerca de 150 mil pessoas foram ontem à basílica para acompanhar as homenagens a Nossa Senhora.
Serra brincou que não pediu à padroeira a Prefeitura de São Paulo, mas que "ficaria muito feliz se fosse concedida". Mesmo sem a mesma desenvoltura de Alckmin -que fez até leitura na cerimônia -, Serra tem formação católica: fez a primeira comunhão na escola onde estudou na Mooca. Na universidade, aproximou-se da Juventude Universitária Católica.
O gesto contido na missa é prova do cuidado de quem não pode cometer deslizes na reta final. O tucano fez questão de chegar à cidade 15 minutos antes de Alckmin. Serra também se negou a assinar abaixo-assinado contra o uso de embriões como células-tronco para constituição de tecidos humanos. Ao grupo de Católicos Contra o Aborto, disse que precisaria consultar o PSDB.
Durante a missa, a cantora baiana Maria Bethânia interpretou trechos de canções, entre elas "Romaria". (CATIA SEABRA)


Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: São Paulo: Serra busca apoio de vereadores de partidos que apóiam Marta
Próximo Texto: Em visita à China, Gil elogia gestão de Serra no Ministério da Saúde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.