São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em visita à China, Gil elogia gestão de Serra no Ministério da Saúde

CLÁUDIA TREVISAN
DE PEQUIM

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, defendeu ontem em Pequim a flexibilização do direito de propriedade intelectual e citou como exemplo de sucesso nessa área a ação no Ministério da Saúde de José Serra (PSDB), adversário de Marta Suplicy (PT) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
"Uma das vitórias brasileiras contra a rigidez da propriedade intelectual foi o trabalho do ministro Serra para tirar a propriedade intelectual dos remédios de combate à Aids", disse Gil em entrevista coletiva na Embaixada do Brasil. Serra bateu de frente com as multinacionais com a ameaça de quebrar patentes de remédios.
Gil está na China para discutir a cooperação cultural entre os dois países e participar de reunião sobre a convenção que irá reger a questão da diversidade cultural em todo o mundo. O texto vem sendo debatido há três anos e a expectativa é que ele seja aprovado no próximo ano.
Também defendeu um maior orçamento para o Ministério da Cultura para viabilizar um intercâmbio cultural mais intenso com países como a China. Disse que houve avanços: a parcela do orçamento total da União que cabe ao Ministério da Cultura deverá atingir 0,6% em 2005, cerca de R$ 300 milhões. Em 2004, foi 0,4%.
Gil realiza viagem de seis dias à China, a primeira como ministro. Ao defender a flexibilização da propriedade intelectual, lembrou que está associado há dois meses à entidade Creative Commons, que defende a cessão dos direitos de propriedade intelectual sobre obras de arte para fins específicos, inclusive comerciais.

Texto Anterior: Aparecida: Tucano vai à missa, mas não canta
Próximo Texto: São Paulo: PV, que integra a base de Lula, anuncia hoje seu apoio a Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.