São Paulo, sábado, 13 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Longe da eleição, políticos deixam de comparecer ao santuário de Aparecida

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM APARECIDA

A missa solene na Basílica Nacional de Aparecida (SP) em homenagem a Nossa Senhora, que nas campanhas eleitorais costuma atrair a presença de nomes de destaque na política nacional, foi acompanhada neste ano só por políticos regionais.
Em 2006 a situação foi diferente. Estiveram na missa do dia 12 de outubro o então candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, o então governador paulista Cláudio Lembo (DEM), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e o senador Eduardo Suplicy (PT).
Em 2005, compareceram à cerimônia os tucanos Alckmin e José Serra, que na época disputavam a indicação do PSDB para a candidatura à Presidência. Os dois também estiveram em Aparecida em 2004, ano de eleições municipais, quando Serra se elegeu prefeito de São Paulo.
O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, disse ontem que não enxerga no esvaziamento um indício de que os políticos participem das homenagens a Nossa Senhora apenas quando há perspectiva de ganho eleitoral e atribui a ausência à crise no Senado. Disse porém esperar "que agora o Congresso possa funcionar e as acusações possam ser apuradas".
"Tivemos menos autoridades aqui hoje [ontem], sem dúvida nenhuma. Quem sabe devido a essa crise pela qual passa o Congresso Nacional", disse d. Raymundo.
O arcebispo, porém, disse esperar uma explicação para a ausência do governador José Serra, que havia confirmado a participação na missa. "Ele [Serra] havia confirmado a sua presença. Talvez ele ainda nos dê uma justificativa de por que não veio". A assessoria do governador disse que Serra em momento nenhum confirmou sua presença e que a ida dele a Aparecida nem sequer estava prevista em sua agenda.
Até o meio-dia de ontem, o Santuário Nacional de Aparecida havia recebido 150 mil pessoas. A previsão era que o movimento chegasse a cerca de 160 mil romeiros, mesmo número de 2006.


Texto Anterior: Conselho quer incentivar "elogios" ao SUS
Próximo Texto: Viagem ao norte: No Amazonas, Jobim e Dilma evitam comentar sobre Renan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.