São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB ameaça apresentar um relatório paralelo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os deputados tucanos da CPI dos Grampos ameaçaram ontem apresentar um relatório paralelo caso o relator, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), não peça o indiciamento de integrantes da Polícia Federal e da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) ao final da CPI.
Pellegrino deu indícios de que não deve pedir o indiciamento, por exemplo, de Paulo Lacerda, diretor afastado da Abin. O petista concorda que Lacerda omitiu dados relevantes sobre o número de agentes que participaram da Operação Satiagraha. "Mas precisamos saber se ele não fez isso apenas para proteger a instituição. A omissão aconteceu, agora dizer que isso configura um crime é outra coisa", disse o relator.
O PSDB também vai pedir para que a Procuradoria Geral da República investigue as atividades da PF e da Abin.
Os tucanos querem uma apuração sobre a disputa interna entre os dois órgãos nos desdobramentos da Satiagraha. Os parlamentares alegam que o Estado democrático de Direito brasileiro está "enredado numa trama de investigação e contra-investigação na qual é impossível determinar quem são os criminosos e quem são os defensores da lei e da ordem".


Texto Anterior: Senhas dadas à Abin são de policiais com acesso total a ligações
Próximo Texto: Base governista veta convocação de Greenhalgh
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.