São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC deve explicar à CPI controle sobre Banco Rural e BMG

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), vai se encontrar hoje com o diretor de Liquidações e Desestatização do Banco Central, Antonio Gustavo Vale, para apurar se houve falha da instituição na fiscalização dos bancos Rural e BMG, que concederam empréstimos de R$ 55 milhões a Marcos Valério de Souza, repassados ao PT e a outros partidos.
O ex-superintendente do Rural Carlos Godinho disse à CPI, na semana passada, que o BC foi conivente com supostas irregularidades cometidas pelos dois bancos. Segundo ele, os empréstimos concedidos às empresas foram de fachada para justificar a entrada de altas quantias em sua conta.
Segundo Godinho, as empresas de Valério tinham movimentação de até 15 vezes o seu faturamento, o que seria um indício de lavagem de dinheiro.
A iniciativa da conversa foi de Vale, que ligou para o relator na última quinta. No encontro, que está marcado para as 10h, Serraglio vai solicitar os relatórios sigilosos de fiscalização produzidos pelo banco.
O depoimento do ex-superintendente do Rural motivou ataques da oposição ao BC. A direção da CPI, no entanto, foi cautelosa. O relator descartou, em um primeiro momento, a convocação de dirigentes do banco para depor, mas as supostas falhas na fiscalização do sistema financeiro devem constar de seu relatório final.
O BC disse que determinou ao Rural que aumentasse sua provisão para empréstimos cuja probabilidade de inadimplência se mostrava alta. (FERNANDA KRAKOVICS)

Texto Anterior: "Mensalão"/Novas conexões: CPI identifica R$ 13 mi em retiradas em 2001
Próximo Texto: Publicidade: Entidade critica interferência de "alheios à área"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.