São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

O último apaga a luz 1
O fim de semana foi de debandada na campanha de Virgílio Guimarães (PT-MG). Pelo menos cinco apoiadores do dissidente foram ao churrasco de Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) ontem. Um dos coordenadores de campanha pediu asilo a Severino Cavalcanti (PP-PE).

O último apaga a luz 2
Entre os ex-virgilistas, estavam no churrasco Gonzaga Patriota (PSB-CE), Philemon Rodrigues (PTB-) e Airton Roveda (PMDB-PR). O que se aliou a Severino é mineiro, como Virgílio.

Inventário

Deverão ser aproveitados por Greenhalgh, caso vença a eleição, o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, e o chefe de gabinete de João Paulo Cunha (PT-SP), José Humberto de Almeida. Sampaio foi nomeado por Aécio Neves (PSDB-MG).

Piloto-automático
Apesar da pressão, era considerada remota a chance de José Carlos Aleluia (PFL-BA) desistir da candidatura. Antes do jantar em que ouviria o último apelo, disse que vai até o fim: "O avião tem um ponto de não-retorno. Estou pronto para decolar."

Jogo de nervos
Deputados da esquerda do PT devem apresentar questão de ordem para que o voto na eleição seja aberto. Não devem ter sucesso, mas será um expediente para atrasar a votação.

Terra do Nunca
Depois de um lifting facial para tirar a flacidez da cirurgia para redução de estômago, o presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), diz ter se transformado num "menino". "Vou de skate para a eleição da Câmara", avisa.

Aliança reeditada
PFL e PSDB estudam formar bloco na Câmara para aumentar as presidências de comissões e acomodar todos os grupos dos dois partidos. Se vingar, juntos, superam PT e PMDB.

Cidade em obras
O "apagão financeiro" do final da administração petista e as chuvas de verão levaram os paulistanos a bater à porta de José Serra. Só no mês passado, as Subprefeituras atenderam 33 mil reclamações de serviços, um aumento de 98% em relação aos 12 meses do ano passado.

Fala que eu te escuto
As queixas sobre buracos nas ruas e corte de mato lideram o ranking, com 13 mil serviços feitos dentre 16 mil pedidos. Em seguida, estão problemas nas galerias pluviais e comércio irregular. Em 2004, a prefeitura recebeu cerca de 20 mil notificações e atendeu 16.842.

Casa de ferreiro
Entre os contratos a serem reavaliados pela administração Serra, as pontes estaiadas no Morumbi, suspensas por cabos de aço, opção mais cara, eram citadas por empresários da construção como exemplo de que o governo petista concentrara os investimentos em grandes obras.

Agenda disputada
O sindicato da construção de São Paulo pediu audiência à secretaria municipal de Finanças. Quer que a equipe de Serra agilize os estudos sobre os contratos suspensos e discuta as soluções com o setor antes de divulgá-las.

Telecatch 1
A Procuradoria Regional da República no Sul abriu inquérito administrativo para apurar notícia-crime contra o procurador Davy Lincoln Rocha, de Joinville, por acusação de lesões corporais, injúria, ameaça e desacato ao investigador da Polícia Civil Eleandro Felício.

Telecatch 2
O policial diz ter sido agredido durante investigação de tráfico em 2003. Rocha se envolveu em recente polêmica com o governador Luiz Henrique por conta de denúncia de desvios na sede catarinense do Balé Bolshoi.

TIROTEIO

Do deputado Chico Alencar (PT-RJ) sobre o assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, no Pará:
-Uma pessoa ser morta por defender uma causa é algo incompatível com o Brasil do século 21. Isso nos leva à condição de barbárie. Todos os Poderes da República têm de se unir para resolver o crime.

CONTRAPONTO

Companhia 24 horas

Durante viagem à Coréia do Sul, onde participou, em outubro passado, de um seminário a respeito do Mercosul, o deputado federal petista Dr. Rosinha (PR) foi convidado pelos anfitriões para um jantar.
Como não fala o idioma local, ele arrastou o intérprete oficial consigo. Mas, antes de chegar ao restaurante, os dois ficaram presos no trânsito de Seul.
Assim que chegaram, o tradutor coreano perguntou:
-Com licença, o senhor não precisa ir ao banheiro?
-Não, estou atrasado-, respondeu um intrigado Rosinha.
Minutos depois, o rapaz voltou à carga com mais firmeza:
-O sr. precisa ir ao banheiro.
Novamente o brasileiro disse que não havia necessidade. Até que o rapaz não agüentou:
-Por favor, sou eu quem precisa ir ao banheiro, mas, conforme os costume local, não posso eixá-lo desacompanhado!

Próximo Texto: Após morte de freira, polícia apura novo assassinato no PA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.