São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Visita de Lula a Bush não rendeu nada

DA REDAÇÃO

O primeiro encontro do presidente Lula com o então presidente dos EUA George W. Bush, em 20 de junho de 2003, terminou sem resultados concretos.
O Brasil prometeu "cooperar para a conclusão exitosa" da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) até 2005, o que não aconteceu, e pediu apoio para obter uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, que nunca se concretizou.
Bush disse a Lula que os dois tinham de mudar sua imagem: "Você, de esquerdista que não entende de economia, e eu, de fanático que não tem interesse pelo social". O brasileiro foi o primeiro presidente de um país a se opor à Guerra no Iraque a encontrar Bush após a invasão.
Lula disse a ele que a relação entre os países poderia "surpreender o mundo" e o convidou a visitar o Brasil, que, "além de Carnaval e futebol, tem coisas maravilhosas". Bush riu e afirmou que Lula tinha "um grande coração".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Haiti será atalho para Brasil exportar aos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.