São Paulo, sábado, 14 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Advogada diz que Kalil teve direitos cerceados

Defensor de juiz e capitão presos pela PF nega participação de clientes nos crimes

DA SUCURSAL DO RIO

A advogada Sandra Bretas afirmou que seu cliente Antônio Petrus Kalil, o Turcão, teve os direitos de defesa cerceados durante a Operação Hurricane da Polícia Federal.
De acordo com ela, os agentes e delegados encarregados de cumprir o mandado judicial de busca e apreensão na casa de Kalil (praia de Camboinhas, em Niterói) impediram os advogados de entrar no imóvel.
Bretas afirmou que informou o fato à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A PF não se manifestou a respeito das declarações da advogada.
Também advogado de Kalil, Wallace Herdy, solicitou a presença da médica da família para atestar se o cliente tinha condições de viajar para Brasília. O advogado temia que Kalil, cardíaco, com 82 anos e usando um marcapasso, não suportaria a viagem para a capital.
A assessoria de imprensa da escola de samba Beija-Flor, controlada por Aniz Abraão David, o Anísio, informou que não se pronunciaria a respeito da prisão.
Nélio Machado, advogado do desembargador José Ricardo de Siqueira Regueira e do capitão Aílton Guimarães Jorge, afirmou que não poderia falar sobre as investigações, pois não teve acesso ao material produzido pela PF. Segundo ele, os clientes negam qualquer participação nos crimes. Ele acrescentou ainda que Regueira, preso no aeroporto ao voltar de viagem, foi pego de surpresa.
O advogado João Mestieri, representante no caso do procurador regional da República João Sérgio Leal Pereira, não foi localizado. O advogado não respondeu aos recados deixados pela Folha.
Local de trabalho da delegada da PF Suzi Pinheiro Dias de Mattos, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) não quis se pronunciar sobre a prisão de sua corregedora. Informou apenas que ela foi requisitada em abril de 2004 ao Ministério da Justiça para exercer cargo de confiança na agência. Assumiu a corregedoria, interinamente, em 18 de setembro de 2006. Em 23 de janeiro deste ano, foi confirmada no cargo.
A Associação dos Bingos informou que seria divulgada nota oficial a respeito da prisão de seu presidente, José Renato Granado Ferreira. Até a conclusão desta edição a nota não havia sido distribuída.


Texto Anterior: Análise: Operação lembra Anaconda e traz lições
Próximo Texto: Perfil: Desembargador acumula decisões contestadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.